Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Mobilização no Congresso pelas pautas específica e geral dos trabalhadores

07/02/2019

A Asfoc-SN fez ontem (06/02) intensa mobilização pelas pautas específica dos trabalhadores da Fiocruz e geral dos servidores públicos federais, no Congresso Nacional. Pela manhã, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, percorreu os gabinetes da Câmara, apresentando às lideranças do governo e oposição, de blocos parlamentares e dos partidos as principais demandas: a convocação imediata dos aprovados no concurso de 2016, a implementação oficial do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA) e a reabertura das negociações com o governo pela reposição das perdas salariais.

Dentre os que receberam o documento do Sindicato (clique aqui para ler), o deputado João Roma (PRB/Bahia) foi um dos que se comprometeu a agir imediatamente junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

À tarde, a Asfoc-SN participou de reunião da Frente Parlamentar em defesa da Previdência Social, para definir estratégias e mobilização no Congresso. Os movimentos sociais, entidades sindicais e parlamentares vão promover nos próximos dias encontros estaduais e regionais para debater e confrontar os ataques em tramitação. Atuar para derrubar as propostas do Executivo que prejudicam a população brasileira. Ficou definido ainda que haverá um relançamento oficial da Frente Parlamentar (sob nova legislatura), no dia 20 de março. “Por uma Previdência pública, justa e solidária para todos!”.

O novo presidente da Frente em defesa da Previdência, deputado federal Bohn Gass (PT/RS), também recebeu o oficio com as principais demandas dos trabalhadores da Fiocruz e fez questão de ler o documento durante os encaminhamentos da sessão. Ele disse que vai distribuir aos parlamentares, pediu para registrá-lo nos anais da Frente e deu total apoio ao pleito.

Brumadinho - A Asfoc ainda foi convidada para integrar grupos de trabalho/estudo/atividades, que vão desde desenvolver ações de solidariedade às vítimas de Brumadinho a estratégias de atuação no âmbito legislativo. O Sindicato também participou de audiência pública sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (investigações e implicações da tragédia) e seguirá na luta por apoio contra a Reforma da Previdência.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720