Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Sindicato cumpre intensa agenda de mobilização

29/04/2016

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da ‪‎Fiocruz (Asfoc-SN) esteve nesta quinta-feira (28/04), em Brasília, para realizar mais uma Assembleia por Unidade. Com os servidores da Direb, a presidente Justa Helena Franco e o vice Paulo Garrido atualizaram as últimas ações do movimento unificado pela aprovação do Projeto de Lei 4252, que trata dos acordos assinados com o governo no ano passado, e contra o PL 257, que traz uma série de medidas que afetam os servidores e os serviços públicos do país. Os trabalhadores discutiram ainda a conjuntura atual, o Fioprev e o andamento de ações judiciais coletivas.

Na parte da tarde, a Asfoc, também representando o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) participou de Audiências Públicas no Senado Federal, mesmo com filas enormes e restrição de acesso de trabalhadores ao Congresso Nacional.

O vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, conseguiu entrar e ainda fez fala na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que debatia acidentes de trabalho e a sua prevenção, em comemoração ao Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. Presidindo a sessão, o senador Paulo Paim (PT/RS) citou a presença da Asfoc e confirmou participação em breve numa agenda do Sindicato na Fiocruz.

Entre os presentes, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, e o procurador da Advocacia Geral da União, Renato Rodrigues Vieira. A Asfoc, junto com representantes dos movimentos sociais, também participou de Audiência sobre democracia e intolerância religiosa.

À noite, a Asfoc retornou à Direb para participar do Seminário “Saúde, direitos e liberdades democráticas”. Como convidado a falar sobre o tema, o vice-presidente do Sindicato, Paulo Garrido, ressaltou o valor e a importância dos trabalhadores da Fiocruz, na luta permanente pela democracia na sua plenitude, e cada vez mais atuante na defesa dos direitos democráticos conquistados.

Participaram ainda do evento, representantes da Frente Popular, Abrasco, Cebes, CNS, CNTS, CNTSS e Comissão de Justiça e Paz/CNBB.

Massacre de Eldorado

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz ambém esteve presente ontem (28/04) em evento da III Jornada Universitária, em defesa da Reforma Agrária 2016. Relembrando os 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, um debate na Escola Politécnica tratou das lutas dos movimentos sociais no campo e na cidade.

Representando a comunidade da Vila Autódromo, Luiz Cláudio contou o esforço dos moradores em garantir o direito à moradia no local. Uma árdua luta, segundo ele, apoiada por movimentos sociais e entidades representativas da sociedade, dentre elas a Asfoc-SN. Após sua explanação, Luís Cláudio conversou com o diretor de Administração e Finanças do Sindicato, Alcimar Pereira Batista.

Participou ainda do debate, a representante do Levante Popular da Juventude, Carolina Dias. Ela falou sobre a história do grupo, uma organização de jovens militantes voltada para a luta de massas em busca da transformação da sociedade. No último fim de semana, a Asfoc sediou o II Módulo da Escola Nacional de Formação Emerson Pacheco, coordenado pelo Levante.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720