Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Tragédia em Brumadinho completa 5 anos

25/01/2024

A ASFOC-SN teve um trabalho incessante pela luta na manutenção dos direitos de parentes das vítimas da tragédia de Brumadinho ocorrida em 2019. Matérias foram veiculadas em nosso site e no canal do YouTube mostrando o cenário de destruição da cidade, as reivindicações e os protestos feitos por quem ainda busca por justiça.

A tragédia em Brumadinho poderia ser evitada. Hoje, famílias ainda sentem a perda de seus entes queridos. A Vale e o poder público fecharam os olhos para a fiscalização de barragens, além da criação de meios preventivos para evitar tragédias como a de Brumadinho.

O movimento visando o lucro e a consequente privatização da Vale não significaram eficiência ou qualquer tipo de retorno benéfico para a sociedade, especificamente para a população que margeia as barragens. Por isso, a existência de políticas públicas aliadas à fiscalização das mesmas pela população é essencial para que não tenhamos outros casos como o de 25 de janeiro de 2019.

A luta por reparação aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho passa por um movimento popular sólido e constante. Afinal, as consequências estão presentes até hoje na localidade e no entorno. Não houve qualquer tipo de responsabilização pelo ocorrido. A ASFOC, também por meio da sua regional em Minas Gerais, esteve ao lado dos moradores e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em atos organizados para protestar contra a Vale pela tragédia na cidade mineira e pelos direitos da população local.

Algumas reivindicações seguem presentes:

- Regulamentação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas e da Política Estadual dos Atingidos por Barragens;
- Indenização individual já;
- Continuidade do direito a assessoria técnica independente e garantia de subsídios aos atingidos;
- Governança Popular em toda a bacia do Paraopeba;
- Programa Transferência de Renda: garantia do direito até a reparação integral acontecer.  

Que o caso da Vale não seja apenas mais um na história!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720