Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhadores suspendem greve, se mantêm em Assembleia Permanente e aprovam intensa agenda de mobilização

17/09/2015

 

Os trabalhadores da Fiocruz aprovaram nesta quinta-feira (17/09) a suspensão da greve com mudança de estratégia de luta. Os servidores, no entanto, se mantêm em Assembleia Permanente/estado de greve. Uma nova Assembleia já está convocada para terça (22/09), às 13h30, na quadra de Esportes da Asfoc.

O Sindicato segue cobrando ações mais incisivas da Presidência da Fiocruz e do Ministério da Saúde pela retomada do processo de negociação. Durante a Assembleia, os trabalhadores apontaram a necessidade de que a Comissão do CD faça “plantão” em Brasília por avanços nas discussões da pauta específica.

A categoria também definiu um calendário de atividades para aumentar a mobilização e fortalecer as ações dos servidores públicos federais. Os trabalhadores da Fiocruz decidiram aderir ao Dia Nacional de Lutas, orientado pelo Fórum dos SPFs, contra o pacote de ajustes econômicos anunciado pelo governo, paralisando as atividades por 24 horas na próxima quarta-feira (23/09), com manifestações nos Estados e Ato Nacional em Brasília.

Os trabalhadores decidiram manter os comandos por Unidades, mas indicaram também a ampliação da mobilização interna, realizando Assembleias nas Unidades.

Foi aprovada ainda uma nota pública da Asfoc a ser divulgada em jornal de grande circulação, sobre o movimento dos trabalhadores da Fiocruz, com críticas aos ajustes fiscais e à política de desvalorização dos servidores e desmonte dos serviços públicos.

A Assembleia discutiu e aprovou a defesa da alteração da pauta da Plenária Extraordinária do VII Congresso Interno, prevista para acontecer em novembro deste ano, e a solicitação de que a Presidência e o CD Fiocruz se pronunciem publicamente sobre o movimento interno dos trabalhadores.

Veja abaixo todas as deliberações:

DELIBERAÇÕES E AGENDA

  1. Suspensão da greve por tempo indeterminado com mudança de estratégia de luta e Assembleia Permanente/estado de greve
  2. Continuar a mobilização interna fazendo Assembleias por Unidades com a manutenção dos comandos por Unidade
  3. Assembleia no dia 22 de setembro, às 13h30
  4. Participação na Marcha do dia 18 de setembro, em São Paulo
  5. Publicizar a nota de repúdio ao pacote do governo produzida pelo Fórum dos SPFs e divulgar nota da Asfoc em jornal de grande circulação sobre o movimento interno da Fiocruz
  6. Paralisação de 24 horas no dia 23 de setembro, com manifestações nos estados e Ato Nacional em Brasília
  7. Participação no debate sobre o Sistema da Dívida no dia 24 de setembro, com Maria Lucia Fattorelli, às 10 horas, no auditório do INCQS
  8. Participação na reunião dia 28 de setembro para construção de greve geral com outras entidades das esferas estadual e municipal e iniciativa privada
  9. Manter mobilização permanente com participação nas outras atividades propostas pelo Fórum dos SPFs
  10. Defesa da pauta dos terceirizados e alunos (contra as demissões impostas pelo ajuste fiscal)
  11. Defender a alteração da pauta da Plenária Extraordinária do VII Congresso Interno, considerando a conjuntura atual que vem prejudicando a Instituição
  12. Solicitação para que CD Fiocruz e Presidência façam uma nota pública sobre o movimento dos trabalhadores

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720