Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhadores continuam em greve por avanço nas negociações

Numa nova Assembleia lotada, nesta quinta-feira (16/08), os trabalhadores da Fiocruz decidiram, por aclamação, pela manutenção da greve. Os servidores irão continuar a mobilização pelo menos até que seja formalizada uma proposta à categoria. Uma nova Assembleia, logo após a próxima rodada de negociação com o governo - previamente marcada para quarta-feira (22/08) -, decidirá o rumo do movimento.

Na Assembleia, a direção da Asfoc relatou a última reunião com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, ontem (15/08). Pela primeira vez este ano, o governo sinalizou com uma proposta: se comprometeu a formalizá-la, aplicando os valores nas respectivas tabelas de nível intermediário e superior, na reunião da semana que vem com o Sindicato.

Na visão do governo, os servidores não tiveram perdas salariais nos últimos anos – argumento veementemente rebatido pelos diretores da Asfoc. Para o governo, a proposta tem como finalidade principal a proteção de uma inflação futura – previsão de 5% ao ano. O secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, disse ainda que apenas enviará ao Congresso Nacional, no dia 31 de agosto, “aquilo que for fruto de acordo”.

A Asfoc continuará fazendo intensa gestão pela qualificação dessa proposta. Os trabalhadores, que decidiram intensificar ainda mais a mobilização e as atividades de paralisação, cobraram a elaboração imediata de uma carta do Conselho Deliberativo da Fiocruz à presidente da República, Dilma Rousseff, solicitando apoio à pauta de reivindicações da categoria.

A Assembleia também deliberou que a Presidência, Sindicato, Comissão do CD e a coordenação regional da Bahia aproveitem a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no próximo sábado (18/08), a Salvador, para solicitar apoio mais efetivo e incisivo nesta reta final das negociações.

O movimento de greve continua e as listas, com os nomes dos trabalhadores e suas respectivas atividades de plantão, devem ser encaminhadas para a Secretaria do Sindicato (secretaria@asfoc.fiocruz.br), em diálogo permanente das Unidades com os respectivos Comandos de Mobilização. A reunião do Comando para discutir a agenda de mobilização da próxima semana acontecerá nesta sexta-feira (17/08), às 14 horas.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720