Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhador da Fiocruz é solto

18/10/2013

O pesquisador e professor da Fiocruz Paulo Roberto de Abreu Bruno foi solto há pouco, às 20h05, do Complexo Penitenciário de Bangu. Na manhã de hoje (18/10), trabalhadores da Fundação realizaram um Ato em repúdio à prisão do servidor público e contra a criminalização dos movimentos sociais em frente à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp).

Durante a manifestação, a vice-presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, ressaltou que a luta do Sindicato na defesa do trabalhador terá continuidade. “Não vamos deixar o companheiro no meio do caminho. Vamos estar juntos até a extinção do processo”, garantiu.

A petição elaborada pelo Departamento Jurídico da Asfoc-SN, que permitiu a emissão do alvará de soltura de Paulo Bruno, possibilitou ainda a libertação de outras 19 pessoas presas no mesmo ato, realizado no dia 15 de outubro (terça-feira). 

Para efetivar a libertação do servidor, foram necessários ultrapassar diversos obstáculos: o primeiro foi o horário de atendimento do Fórum da Penitenciária, que era somente até as 16h. O outro foi a emissão de documentos eletrônicos pela Polinter para o presídio, fase final para a liberação. Para superação destas dificuldades, a Asfoc manteve contato com a Presidência da Fiocruz e com os deputados Miro Teixeira e Marcelo Freixo. O primeiro teve atuação ininterrupta no contato junto às autoridades judiciárias. O segundo também atuou e fez importantes contatos em todo o processo desde a vara criminal em Alcântara até a penitenciária no Complexo de Bangu.

 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720