Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Sindicato reforça mobilização contra a PEC 241

13/10/2016

 

            Dirigentes da Executiva Nacional, coordenadores regionais da Asfoc-SN e trabalhadores da Direb estarão novamente em Brasília, a partir de segunda-feira (17/10), intensificando os trabalhos contra a PEC 241. A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, na madrugada da última terça (11/10). O presidente da Casa, Rodrigo Maia, já afirmou que a votação em segundo turno acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. Por ser emenda constitucional, exige-se também aprovação no Senado em dois turnos. No próximo dia 18, o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) se reunirá para discutir e organizar a força-tarefa no Congresso Nacional, além de atos e manifestações nos dias da próxima votação.

            Nesta quinta (13/10), a Asfoc esteve no debate sobre a PEC 241, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, falou sobre os riscos caso a Proposta de Emenda Constitucional seja aprovada. Durante sua apresentação, ela citou a atuação da Asfoc e do vice-presidente Paulo Garrido na agenda da Frente Parlamentar em defesa da implementação da Auditoria da Dívida.

            Já a professora da Uerj Juliana Fiuza Cislaghi destacou as agendas que estão sendo construídas para tentar barrar a aprovação da PEC. Ela citou também as datas 24 e 25 de outubro como fundamentais para a mobilização.

            A direção da Asfoc segue ainda nesta quinta–feira para outro debate sobre o assunto. Fatorelli e Marcia Tiburi abordarão “Corrupção, Dívida Pública e PEC 241”, na sede da Assibge.

PRÊMIO SERGIO AROUCA E MEDALHA CARELI

            Também na segunda (17/10), a Asfoc concederá o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania para Maria Lúcia Fattorelli e o senador Paulo Paim. Por contribuírem com a luta em defesa dos direitos humanos, Norma Maria de Souza, do Projeto Marias, e o deputado federal Jean Wyllys serão homenageados ainda com a Medalha Careli. A iniciativa da Asfoc de regionalizar a premiação é um dos pleitos dos trabalhadores da Fiocruz. Este ano é a vez de Brasília.

ELEIÇÕES FIOCRUZ

            Na quinta-feira (20/10), a Asfoc-SN promoverá ainda um debate entre as candidatas à Presidência da Fiocruz, Nísia Trindade e Tania Araújo-Jorge. O encontro será às 9 horas, no auditório da Ensp (térreo), e terá a mediação do jornalista e coordenador do Programa Radis, o ex-presidente do Sindicato Rogério Lannes Rocha.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720