Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Sindicato atua por emendas e aprovação do PLC 35/2016

17/06/2016

 

O trabalho da Asfoc-SN, hoje (15/06), no Congresso Nacional foi intenso. Duas emendas ao PLC 35/2016 (antigo PL 4.252) foram protocoladas pelo senador Paulo Paim (PT/RS) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para resguardar o direito da Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (GDACT) integral dos aposentados e pela implementação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA). Assim que o protocolo for emitido pela CCJ, divulgaremos seu número para acompanhamento.

A Asfoc-SN também fez pressão junto a diversos senadores pela urgência do PLC 35 (que trata dos acordos assinados com o governo), para não comprometer a vigência prevista para agosto.

A diretora secretária Geral do Sindicato, Luciana Lindenmeyer, ainda fez gestões contra o PLP 257 junto ao relator, deputado federal Wolney Queiroz (PDT/PE), e a outros parlamentares, como a deputada Luiza Erundina (PSOL/SP).

Pela manhã, carta aberta contra a fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao das Comunicações foi entregue ao deputado federal Sibá Machado (PT/AC), autor do requerimento da audiência pública sobre a união das duas pastas.

Houve forte pressão contrária à fusão pelos parlamentares presentes. O ministro Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, foi hostilizado por alguns manifestantes e apenas respondeu que a fusão atende a uma demanda de reforma administrativa.

À tarde, ocorreram vários debates na Câmara dos Deputados, e um deles, sobre Zika Vírus, contou com a participação do vice-presidente da Fiocruz, Valcler Rangel.

Outro importante debate, sobre a Reforma da Previdência, ocorreu no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos de pessoas portadoras de necessidades especiais. Ainda na comissão de legislação participativa, a Asfoc-SN foi citada durante um amplo debate sobre os desafios da Construção da Democracia no Brasil. O atual momento do país foi discutido com profundidade e foi ressaltada a necessidade de mobilização social para resgatar a democracia no Brasil.

Ao longo do dia, no Rio de Janeiro, a Asfoc continuou cumprindo o calendário de Assembleias por Unidade. Pela manhã, a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, esteve com os trabalhadores do Instituto Fernandes Figueira (IFF). À tarde, se encontrou com os servidores do Cecal.

O Sindicato segue em força-tarefa no Congresso e, amanhã (16/06), participará, junto com dirigentes das Coordenações Regionais, de Ato Nacional em defesa do serviço público e dos direitos dos trabalhadores. Após a manifestação haverá Reunião Ampliada do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Na paralisação desta quinta-feira (16/06) é muito importante que todos participem das atividades propostas nos estados, em apoio ao grande Ato que acontecerá em Brasília.

Veja a agenda:

>> ATENÇÃO <<

Mudança no local do Ato #FicaMCTI, do Centro para a Urca!

16/06 - PARALISAÇÃO

7h - Piquete nas portarias

9h - Ato contra a fusão e em defesa do Ministério da Ciência e Tecnologia – em frente ao prédio do CBPF, Rua Xavier Sigaud, 150, Urca

13h - ATO EM FRENTE AO MUSEU NACIONAL, NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, EM BRASÍLIA

15h - Ato em defesa da Educação e dos serviços públicos e da população – Candelária (Rio de Janeiro)

17h - Apoio ao #OcupaSUS - Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio (NERJ)

#Paralisação

#MobilizaçãoPermanente

#ForaTemer

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720