Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Reunião do Grupão: Asfoc enfatiza agenda de assembleias e jurídico orienta sobre questões das RPVs

22/03/2024

Nesta quinta-feira (21) a reunião do Grupão aconteceu em formato híbrido em conjunto com o jurídico da Asfoc. Mais de 120 pessoas participaram e discutiram sobre diversos assuntos que envolveram os informes gerais do sindicato e atualizações relativas ao jurídico.

A diretora de Legislação e Assuntos Jurídicos, Mychelle Alves Monteiro, falou sobre a agenda de assembleias da Asfoc, que ocorrerá até maio, tendo início na próxima segunda-feira (25), na Fiocruz Brasília. Mychelle indicou aos trabalhadores e trabalhadoras que permanecessem atentos (as) ao calendário que será divulgado nas redes sociais e site da Asfoc para que discussões sobre as reivindicações e campanha salarial, por exemplo, possam ser amplamente debatidas.

Mychelle sinalizou aos participantes sobre a realização de uma nova live, no mês de abril, que vai tratar de dissídio e diferenças salariais. O encontro também será com o jurídico do sindicato.

O advogado Dr. Tiago Penna, de forma remota, esclareceu diversas dúvidas dos participantes, passou informações a respeito das liberações das RPVs (requisições de pequeno valor) e sobre o que vem sendo feito pelo jurídico da Asfoc e pelo escritório. 

Segundo Penna, mais de 1700 pedidos de pagamento nas execuções por grupos já foram distribuídos, com muitas já tendo sido autorizadas para o prosseguimento do pedido de pagamento pela 5ª Vara Federal de Brasília. Outros pedidos ainda estão sendo analisados. 

Ainda de acordo com o advogado, as RPVs que foram autorizadas, ou estão prestes a serem, vão ser encaminhadas ao Sistema de Requisição de Pagamento Ágil, da Justiça Federal de Brasília (SIREA). Tanto o jurídico da Asfoc quanto o escritório estão acompanhando as informações inseridas neste sistema, principalmente na questão da disponibilização de valores aos beneficiários.

Os participantes foram alertados por Penna sobre golpes que estão sendo aplicados. O advogado pediu para que, tendo dúvidas, que entrem em contato com os meios de comunicação do jurídico da Asfoc. Além disso, ele lembrou que muitos associados ainda não encaminharam os documentos necessários para a solicitação de pagamento. 

Cópia comum ou escaneada da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, contracheque recente e fichas financeiras de 2005 a 2012 podem ser entregues em qualquer sede da Asfoc ou enviadas pelo e-mail asfoc@yamakawa.adv.br.

Em caso de eventuais dúvidas sobre o PSS, o jurídico da Asfoc funciona na sede, de segunda à quinta, das 10 às 17h, e de forma itinerante nas unidades localizadas em Botafogo e Jacarepaguá. Você também pode entrar em contato com a Assessoria Jurídica nos telefones (21) 2598-4231 – ramal 214 ou (21) 98181-1594 – ligação ou WhatsApp, ou ainda, pelo e-mail execucaopss@yamakawa.adv.brasfoc@yamakawa.adv.br e/ou juridico@asfoc.fiocruz.br.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720