Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Pauta específica

22/07/2015

Governo apresenta proposta para um dos pontos da pauta da Asfoc-SN

Em reunião sobre a pauta específica dos trabalhadores da Fiocruz, no fim da tarde desta terça-feira (22/07), o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, apresentou proposta de revisão do cálculo da GDACT para a aposentadoria. Segundo ele, o governo propõe nova regra, que preservaria a média dos últimos 5 anos de atividade – atualmente o servidor se aposenta com apenas 50 pontos.

Sérgio Mendonça voltou a dizer que o governo tem pouco espaço para trabalhar em alterações que gerem impacto orçamentário, mas admitiu que há um montante separado para as reestruturações das carreiras, que estaria fora dos 21,3% da proposta de reajuste em quatro anos para o servidor público federal.

A direção da Asfoc-SN, representada pela presidente Justa Helena Franco, o vice Paulo Garrido e a diretora secretária Luciana Lindenmeyer, cobrou uma posição sobre outros pontos prioritários, como as distorções da GQ do Nível Intermediário, a ampliação dos critérios de acesso à RT e GQ, e os percentuais de titulação.

Presente à reunião, o diretor de Recursos Humanos da Fiocruz, Juliano Lima, se comprometeu a fazer um levantamento das alterações pretendidas pelo Sindicato (GQ, RT e GDACT para aposentados e em vias de se aposentar). De posse dessa análise, a Secretaria de Relações do Trabalho fará um estudo técnico sobre a viabilidade e dará um retorno à Asfoc-SN. “Não adianta ficar fazendo reunião para não apresentar nada. Vamos ver qual o real impacto dessa reestruturação nas carreiras da Fiocruz para darmos uma resposta objetiva”, frisou Sérgio Mendonça.

A presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, aproveitou a ocasião para reafirmar a insatisfação dos trabalhadores com a proposta oficial do governo em relação à pauta geral. Ela criticou o índice de 21,3%, escalonado em quatro anos. Sergio Mendonça disse que o governo aguarda uma contraproposta dos servidores públicos federais.

Ontem mesmo, a direção da Asfoc-SN voltou a se reunir com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPFs) para analisar a pauta geral da categoria. A próxima reunião acontecerá no dia 27 de julho. Veja os encaminhamentos abaixo:

1. Indicar cinco entidades para estudar possíveis contrapropostas ao governo (com projeções para um ano ou dois anos).

Responsáveis: SINAL, ASSIBGE-SN, SINASEFE, CONDSEF e ASFOC-SN 

2. Fazer Boletim do Fórum a respeito da proposta apresentada pelo governo

Responsáveis: ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE.

3. Proposta de Marcha para a primeira semana de agosto. Próxima reunião avaliará propostas de data (6/7 de agosto ou 13 de agosto).

ATO E ASSEMBLEIA NESTA QUINTA-FEIRA (23/07)

A Asfoc-SN convoca os trabalhadores da Fiocruz para realização de Ato na próxima quinta-feira (23/07), às 9h30, na portaria da Avenida Brasil. A manifestação servirá como preparação para a Assembleia Geral, que acontecerá no mesmo dia, às 13 horas, na sede do Sindicato.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720