Em reunião na noite desta quinta-feira (30/08), a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento apresentou ao Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (SPFs) proposta de reajustes nos auxílios alimentação (para R$ 373) e saúde (entre 20% e 25%), de acordo com a faixa etária e salarial, com vigência a partir de janeiro de 2013 – maiores valores para aqueles que têm mais idade e menores salários.
O secretário Sérgio Mendonça admitiu que a pressão do movimento dos trabalhadores sensibilizou o governo sobre o assunto. Os representantes sindicais, que assinaram o termo de acordo, argumentaram que era preciso melhorar ainda mais esses números e que seria muito importante a antecipação dos reajustes para esse ano.
Apesar de se mostrar pouco otimista em relação a um aumento mais expressivo nos auxílios, o secretário disse que levaria as ponderações à sua equipe técnica e que traria a posição oficial do governo em nova reunião com o Fórum, previamente marcada para o dia 27 de setembro. Neste encontro, o governo pretende também pactuar uma agenda de debates sobre a institucionalização da negociação coletiva (política salarial, data-base, paridade com integralidade, direitos sindicais, democratização da relação de trabalho, direito de greve, sistema nacional de negociação permanente etc).
Ele explicou que não terá agenda antes com o Fórum, pois a partir de agora a SRT discutirá com diversas categorias a reposição dos dias parados e o corte de ponto. Sérgio Mendonça sinalizou ainda que haverá pressão pela regulamentação da greve, mas que sua equipe não apoiará nenhuma lei “draconiana”.
Na segunda (03/09), às 9 horas, a Asfoc-SN participará, junto com o Fórum das Entidades, de Audiência Pública sobre o Direito de Greve dos Servidores Públicos, no Plenário da Comissão de Direitos Humanos do Senado. A audiência tem como objetivo iniciar a resistência contra a aprovação de uma série de medidas, já em tramitação, que restringem o exercício da greve no setor público.
No dia 11, o Fórum volta a se reunir para discutir os rumos do movimento, estratégias para a Mesa de Negociação e estudos sobre a negociação coletiva.
O presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, frisou que vai seguir cobrando as demandas específicas que estão no termo de acordo assinado na última segunda-feira (27/08) e seguir valorizando as negociações da pauta geral do movimento dos servidores públicos federais.
FIOCRUZ EM MOVIMENTO – A população carioca aprovou o “Fiocruz em Movimento”, realizado ontem (30/08), na Praça Saens Peña, na Tijuca. O evento, organizado pela Asfoc-SN e apoiado por diversas Unidades da Fundação, teve medição de glicose e pressão arterial; orientação para auto-exame de mama; mostra de vídeos sindicais e institucionais sobre saúde; doação de livros e vídeos; jogos educativos para adultos e crianças; exposição de insetos e distribuição de mudas de plantas, além de aula de ginástica laboral; informações sobre programa de imunização, poluição sonora, incentivo à amamentação e combate ao tabagismo – clique aqui para ver as fotos e veja a reportagem sobre o evento.
Entre as unidades participantes estiveram: Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Instituto Fernandes Figueira (IFF), Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), Diretoria de Administração do Campus (Dirac), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), Diretoria de Recursos Humanos (Direh), Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde e Informação (Icict) e Presidência.