Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Manifesto em favor da vida

08/03/2021

NESSE 8 DE MARÇO, NÓS DA ASFOC-SN, GOSTARÍAMOS DE PODER NOS DEDICAR EXCLUSIVAMENTE A FESTEJAR E REAFIRMAR A VIDA E A ALEGRIA DE VIVER.

GOSTARÍAMOS DE PODER LEMBRAR EXCLUSIVAMENTE A LUTA DAS MULHERES NA BUSCA POR IGUALDADE E REPRESENTATIVIDADE, HOMENAGEANDO-AS POR TUDO QUE TÊM FEITO PARA TORNAR ESSE MUNDO MAIS JUSTO E MAIS FELIZ.

HOMENAGEAR AS MULHERES DA FIOCRUZ. AS MULHERES DO SUS! A TODAS AS MULHERES QUE ESTÃO NAS DIVERSAS LINHAS DE FRENTE DO COMBATE QUE TRAVAMOS CONTRA A PANDEMIA E A INIQUIDADE.

MULHERES QUE ESTÃO NA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS, NO PARLAMENTO, NOS SINDICATOS, NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES E AONDE ELAS QUISEREM ESTAR.

MULHERES QUE ESTÃO NA DEFESA DOS SEUS FILHOS, DAS SUAS FILHAS E DE SUAS FAMÍLIAS. MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE. MULHERES SEM-TERRA. MULHERES SEM-TETO. MULHERES DAS COMUNIDADES. MULHERES DAS PERIFERIAS. MULHERES NEGRAS. MULHERES DE TODAS AS ETNIAS. MULHERES DE LUTA COTIDIANA POR DIGNIDADE. MULHERES COMO MARIELLE. A TODAS ELAS NOSSA ADMIRAÇÃO E NOSSA SOLIDARIEDADE.

ENTRETANTO, A SITUAÇÃO DO PAÍS NÃO NOS PERMITE TRÉGUA. NOSSA HOMENAGEM SE FAZ EM MEIO À LUTA. UM CARINHO EM UMA CONJUNTURA TÃO HOSTIL E DOLORIDA. UMA CONJUNTURA QUE TENDE A PIORAR E A NOS FAZER SOFRER MUITO MAIS DO QUE JÁ SOFREMOS.

PAIRA SOBRE O PAÍS A SOMBRA DA DESTRUIÇÃO E DA MORTE.  CENTENAS DE MILHARES DE MORTES. MORTES NO PLURAL. MORTES QUE NÃO SÃO NÚMEROS, SÃO SONHOS DESFEITOS.PERDAS IRREPARÁVEIS. MORTES QUE NÃO PODEM SER NATURALIZADAS. NÃO, ABSOLUTAMENTE NÃO.

NÃO ESTAMOS FALANDO DE MORTES NATURAIS. NÃO ESTAMOS FALANDO DA PROPAGAÇÃO NATURAL DE UM VÍRUS NA POPULAÇÃO. NÃO ESTAMOS FALANDO DO SURGIMENTO NATURAL DE VARIANTES DE UM VÍRUS. NÃO, NADA DISSO PODE SER COLOCADO EXCLUSIVAMENTE NA CONTA DE FENÔMENOS NATURAIS. ELAS SÃO TAMBÉM, O RESULTADO DA COMBINAÇÃO SINÉRGICA DE POLÍTICAS EXCLUDENTES E DESTRUTIVAS COM ATITUDES DE DESCASO E DE INCOMPETÊNCIA.

NEGACIONISMO, MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA, BALAS MÁGICAS E A OPÇÃO POR ESTRATÉGIAS COMPARÁVEIS A ADOÇÃO DE UM VERDADEIRO DARWINISMO SOCIAL QUE ELIMINA OS VULNERABILIZADOS, TÊM MARCADO A AÇÃO DAS AUTORIDADES NO COMBATE À PANDEMIA.

UM COMBATE QUE CONTOU COM A AUSÊNCIA DELIBERADA DA FIGURA ARTICULADORA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. UM COMBATE QUE SE FAZ A DESPEITO DOS PÉSSIMOS EXEMPLOS, DAS OMISSÕES E DA INSENSIBILIDADE DO PRESIDENTE E DE SEUS ALIADOS.

NOSSO PAÍS VEM PROTAGONIZANDO UMA DAS MAIS DESASTROSAS GESTÕES DA PANDEMIA NO CENÁRIO MUNDIAL. UMA GESTÃO QUE, ENTRE OUTROS ERROS CRUCIAIS, OPÔS A SAÚDE À ECONOMIA, TRABALHANDO COM ESSAS DUAS DIMENSÕES DA VIDA HUMANA COMO SE ELAS FOSSEM ANTAGÔNICAS. TESTEMUNHAMOS APELOS ABSURDOS PARA QUE A POPULAÇÃO SE COLOCASSE EM RISCO E SACRIFICASSE A PRÓPRIA VIDA EM FAVOR DA ECONOMIA.

 CAMINHAMOS PARA A REPRODUÇÃO EM LARGA ESCALA DA TRAGÉDIA OBSERVADA EM MANAUS. ESTAMOS PRÓXIMOS DO COLAPSO SIMULTÂNEO DAS ESTRUTURAS DE SAÚDE LOCALIZADAS NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS, SEJAM ELAS DE PÚBLICAS OU PRIVADAS.

 CAMINHAMOS PARA A OCORRÊNCIA DE ESPETÁCULOS DANTESCOS COMO A FALTA DE OXIGÊNIO QUE CEIFOU VIDAS NO AMAZONAS E NO PARÁ. CAMINHAMOS PARA A FALTA DE SEDATIVOS QUE JÁ ATINGIU ENTUBADOS EM ALGUMAS REGIÕES DO PAÍS. CAMINHAMOS PARA A FALTA DE PESSOAL DIANTE DE UMA DEMANDA CRESCENTE. CAMINHAMOS PARA O IMPENSÁVEL COLAPSO DAS ESTRUTURAS DOS NECROTÉRIOS E DAS ESTRUTURAS FUNERÁRIAS. CAMINHAMOS PARA NOS TORNAR UM DOS MAIORES PRODUTORES DE VARIANTES DO CORONAVÍRUS DO MUNDO. CAMINHAMOS PARA NOS TORNAR UMA NAÇÃO ISOLADA NO MUNDO, UM VERDADEIRO PÁRIA INTERNACIONAL.

SOMOS A FORÇA DE TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO QUE É PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO. SOMOS O PENSAMENTO CRÍTICO, CRIATIVO E RESPONSÁVEL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ESTADO. SOMOS AQUELES QUE ADOTAM O CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE EXPRESSO NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS QUE PRECONIZA QUE: “TODO SER HUMANO TEM DIREITO A UM PADRÃO DE VIDA CAPAZ DE ASSEGURAR-LHE, SAÚDE E BEM-ESTAR, INCLUSIVE ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, HABITAÇÃO, CUIDADOS MÉDICOS E OS SERVIÇOS SOCIAIS INDISPENSÁVEIS, E DIREITO À SEGURANÇA EM CASO DE DESEMPREGO, DOENÇA, INVALIDEZ, VIUVEZ, VELHICE OU OUTROS CASOS DE PERDA DOS MEIOS DE SUBSISTÊNCIA EM CIRCUNSTÂNCIAS FORA DE SEU CONTROLE.”

UM MANIFESTO MUNDIAL QUE DEFENDE QUE: “TODO SER HUMANO TEM DIREITO A UMA ORDEM SOCIAL E INTERNACIONAL EM QUE OS DIREITOS E LIBERDADES” NELE ESTABELECIDOS “POSSAM SER PLENAMENTE REALIZADOS”. UM MANIFESTO ADOTADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, PELA FIOCRUZ E PELA CONSTITUIÇÃO DE 1988.

NOSSA INSTITUIÇÃO JÁ DEU PROVAS INEQUÍVOCAS DO SEU VALOR E DO SEU COMPROMETIMENTO COM O BEM-ESTAR SOCIAL E COM A CONQUISTA DE UMA VIDA DIGNA PARA TODOS. NO ENTANTO, A GRAVIDADE DA CRISE QUE CASTIGA O PAÍS EXIGE MAIS DE TODOS NÓS. EXIGE MAIS DO QUE A CONTRIBUIÇÃO CONCRETA E DECISIVA DA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS LIGADAS A NOVAS VACINAS, TESTES DIAGNÓSTICOS. MAIS DO QUE AS IMPRESCINDÍVEIS LINHAS DE PESQUISA E AS ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E VIGILÂNCIA. EXIGE MAIS DO QUE A EMISSÃO DE ALERTAS. EXIGE QUE, SEM PREJUÍZO DO TRABALHO REALIZADO, REFORCEMOS, TODOS NÓS, A NOSSA CAPACIDADE DE ASSUMIR POSIÇÕES E A SER MAIS FORMULADORES E PROPOSITIVOS. EXIGE MAIS PARTICIPAÇÃO NA ESFERA DA ARENA PÚBLICA.

ESTADO MÍNIMO, PRECARIZAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL, ULTRANEOLIBERALISMO, CRISE ECONÔMICA, ENTREGUISMO E AVANÇO DA PANDEMIA SÃO CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DE UMA EQUAÇÃO QUE BUSCA DESTRUIR A NOSSA CAPACIDADE DE REAÇÃO. SÃO AS PORTAS ABERTAS PARA A DESAGREGAÇÃO, PARA O TOTALITARISMO E A BARBÁRIE. O FASCISMO AVANÇA E AMEAÇA O BRASIL.

NO ÂMBITO DA FIOCRUZ TEMOS A OPORTUNIDADE DE, ASSIM COMO JÁ FIZEMOS ANTES, REFORÇAR O CARÁTER ANALÍTICO E PROPOSITIVO DE INSTÂNCIAS DE DEBATE COMO O CONGRESSO INTERNO. PODEMOS E DEVEMOS DIRIGIR NOS ESFORÇOS PARA A ELABORAÇÃO DE AÇÕES E DIRETRIZES DESTINADAS A CONTRIBUIR, NÃO SÓ PARA O EQUACIONAMENTO E APRIMORAMENTO DA INSTITUIÇÃO, MAS TAMBÉM PARA A CONSTRUÇÃO DO PAÍS QUE QUEREMOS. A PANDEMIA NOS ISOLOU UNS DOS OUTROS. A MENTIRA TENTA NOS DIVIDIR. O AUTORITARISMO TENTA NOS CALAR. O MEDO E A IGNORÂNCIA ESTÃO PRESENTES. É PRECISO RETOMAR A ESPERANÇA. RETOMAR O DEBATE FRANCO E ABERTO. FORTALECER E DEFENDER A ARENA DE DEBATES, ONDE A DEMOCRACIA EXERCE TODA SUA FORÇA. 

EM MEIO A MAIOR EMERGÊNCIA SANITÁRIA E A MAIOR CRISE ECONÔMICA DE NOSSA HISTÓRIA, O GOVERNO BOLSONARO E SEUS ALIADOS, BUSCAM DESESTABILIZAR AQUELES QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO. ENFRENTAMOS COTIDIANAMENTE A INSEGURANÇA DECORRENTE DAS AÇÕES DE UM GOVERNO QUE SE MOSTRA CONTRÁRIO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE E AOS SERVIDORES PÚBLICOS.

SOMOS CONSTANTEMENTE AMEAÇADOS POR TENTATIVAS DE REDUÇÃO DE SALÁRIOS, AUMENTO DE ALÍQUOTAS, PERDA DA ESTABILIDADE, ALTERAÇÕES NA APOSENTADORIA, CENSURA, CORTE DE RECURSOS, QUEBRA DA AUTONOMIA INSTITUCIONAL E A ABERTURA DO SERVIÇO PÚBLICO À OCUPAÇÃO POR GRUPOS PRIVADOS, CUJOS INTERESSES SÃO NÃO APENAS DISTANTES DOS NOSSOS, MAS OPOSTOS E ANTAGÔNICOS, AO INTERESSE PÚBLICO E AO BEM COMUM.

UMA ESTRATÉGIA QUE VISA NOS COLOCAR NAS CORDAS E DOMINAR A PAUTA. PRECISAMOS ROMPER COM ESSE CICLO VICIOSO.  PRECISAMOS SER CADA VEZ MAIS PROPOSITIVOS, A EXEMPLO DAS AÇÕES DA PRIMEIRA GERAÇÃO DE MANGUINHOS OU DA NOSSA PARTICIPAÇÃO NA REFORMA SANITÁRIA E NA CONSTRUÇÃO DO SUS, PRECISAMOS INFLUENCIAR AINDA MAIS O DEBATE NACIONAL, POIS SEMPRE JOGAMOS UM PAPEL FUNDAMENTAL NESSA LUTA E NÃO ABRIREMOS MÃO.

TUDO QUE ESTAMOS VIVENDO NOS DESAFIA A CONSTRUIR SAÍDAS PARA O ESTADO DE CALAMIDADE QUE EXPERIMENTAMOS E ALTERNATIVAS AO MODELO DE DESENVOLVIMENTO EXCLUDENTE, PREDATÓRIO E CONCENTRADOR DE RENDA.

NOS DESAFIA A CONSTRUIR E DEFENDER UMA NOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ALICERÇADA NO BEM-ESTAR SOCIAL, NA SUSTENTABILIDADE, NA DEMOCRACIA E NA SOBERANIA. PRECISAMOS IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO E INSTRUMENTOS QUE GARANTAM PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PARA GARANTIA DE VIDA DAS GERAÇÕES DO PRESENTE E DO FUTURO. NOS DESAFIA A CONSTRUIR UM PROJETO ALTERNATIVO E CIVILIZADO DE NAÇÃO.

A ASFOC VAI BUSCAR IMPLEMENTAR INICIATIVAS QUE ESTIMULEM O DEBATE E INFORMAÇÃO DE QUALIDADE.

A ASFOC CONCLAMA A TODAS E TODOS A PARTICIPAR DESSA LUTA.

 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720