GT de Saúde do Projeto Brasil Popular é refundado em atividade de mobilização promovida pela Asfoc | ASFOC 
Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

GT de Saúde do Projeto Brasil Popular é refundado em atividade de mobilização promovida pela Asfoc

28/07/2018

 

A Asfoc-SN promoveu neste sábado (28/07) mais uma atividade de mobilização durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018): o debate “Saúde e Democracia, o SUS é do Povo”. Neste encontro, foi refundado o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Projeto Brasil Popular.

Após ampla discussão sobre o tema, e atuação de destaque da Diretoria Executiva Nacional da Asfoc-SN, foram encaminhadas as seguintes ações: construção de seminários nos estados com a participação dos movimentos sindicais, sociais e intelectuais da academia, de cursos de formação nos estados em conjunto com a Asfoc-SN, de uma síntese para o caderno de debates do Projeto Brasil Popular; luta pela revogação da Emenda Constitucional 95 e reunião presencial para construção de uma agenda do GT de Saúde.

O Sindicato se colocou à disposição para sediar o próximo encontro na Fiocruz. “Estamos comprometidos com a bandeira de luta, com o aprofundamento do debate da saúde popular”, afirmou o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido.

A vice-presidente do Sindicato, Mychelle Alves, explicou os motivos pelo qual fez questão de incluir na lista de encaminhamentos a luta pela revogação da EC 95. “É uma questão central! Não teremos investimentos na Saúde com esta emenda constitucional. Países com democracias estabelecidas são os que mais têm o papel de Estado inserindo políticas públicas na Saúde e Educação”. 

O diretor Carlos Fidelis Ponte ressaltou ainda que os cursos de formação incluem não apenas o público interno da Fiocruz, mas também o externo, como por exemplo os movimentos sindicais, sociais e populares. “Podemos caminhar para a formulação de cursos e sensibilização nos mais diferentes níveis”.

O médico Renato Santos, da Rede Popular, ressaltou a importância do espaço para debate e elogiou o estreitamento das relações com a Asfoc-SN. “Avançamos na unidade popular trazendo trabalhadores, movimentos sociais, pesquisadores, estudantes. Só vamos conseguir superar o golpe com as unidades populares. Democracia é saúde. Saúde é democracia”.

Além dos diretores Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças), Washington Luiz Mourão (Legislação e Assuntos Jurídicos), Cláudia Stutz (Articulação Regional) e Sônia Pinho, também participaram da reunião os sindicatos dos Médicos do Rio de Janeiro e da Educação; movimentos populares (dos Trabalhadores Sem Terra/MST, dos Atingidos por Barragens/MAB e Doulas); Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); Rede de Médicas e Médicos Populares; trabalhadores e intelectuais da academia. Todos juntos, unidos, na construção de um projeto de nação soberana e comprometida com nosso povo!

16ª Conferência Nacional de Saúde – Na parte da tarde, a Asfoc-SN também participou do lançamento da 16ª Conferência Nacional de Saúde, em frente ao Castelo. Em seguida, dirigentes do Sindicato e da Fiocruz percorreram a pé o caminho de Oswaldo Cruz.

“Esse é o caminho de Oswaldo Cruz. É uma grande alegria ter todo o povo do Congresso da Abrasco lançando a 16ª Conferência Nacional de Saúde, “Democracia é Saúde”. Essa é a festa da esperança pela liberdade, pelo SUS, pela Justiça e pela democracia”, afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Nota de repúdio – Paulo Garrido e Mychelle Alves entregaram ainda nota de repúdio da Asfoc-SN ao deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), contra os cortes de mais de 5 milhões de benefícios do Bolsa Família, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, durante entrega do dossiê Abrasco/ABA (Associação Brasileira de Agroecologia) contra o PL do Veneno e a favor da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos, no auditório Marielle Franco. No fim do evento, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner, agradeceu a participação do Sindicato.

No fim da tarde, diretores da Asfoc-SN visitaram os estandes e cumprimentaram os trabalhadores pelo empenho e êxito do Congresso. Em seguida, uma delegação de congressistas participantes da 12ª edição do evento seguiu para o Festival Lula Livre, nos Arcos da Lapa.

Clique aqui para ver algumas fotos deste sábado!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720