Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Fórum dos SPFs cobra melhorias na proposta do governo

08/07/2015

Diretoria da Asfoc-SN mantém esforço concentrado em Brasília

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, em reunião ontem (07/07) com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG), cobrou melhorias na proposta do governo à categoria (21,3% escalonado em quatro anos) e exigiu uma resposta aos outros itens da pauta de reivindicações.

Designada como uma das interlocutoras do Fórum, a direção da Asfoc-SN, logo no início da reunião, se pronunciou contra a intenção de um reajuste plurianual. A presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, e o vice, Paulo Garrido, reafirmaram a recusa unânime das entidades ao índice proposto e cobraram o compromisso de uma revisão também na cesta de benefícios.

O secretário da SRT, Sérgio Mendonça, voltou a falar que a margem de negociação do governo é pequena, mas admitiu que o governo refletirá sobre os índices e parcelas apresentadas, além do que se pode avançar nas pautas específicas das categorias e nos benefícios.

Ainda sobre a intenção do governo de estabelecer acordos plurianuais, o secretário disse que o governo não tem posição decidida em relação aos quatro anos e que pode considerar possíveis soluções criativas. Durante o debate, a presidente da Asfoc, Justa Helena Franco, destacou que uma das alternativas poderia ser uma cláusula revisional anual, caso a inflação futura supere a expectativa do governo.

Os dirigentes da Asfoc defenderam a marcação de uma nova reunião com o Fórum o mais breve possível. O secretário afirmou que precisaria de um prazo um pouco maior para debater com a equipe econômica do governo visando a possibilidade de ajustes na proposta oficial. Ele lembrou também que a presidente da República, Dilma Rousseff, que faz questão de acompanhar de perto todo o processo de negociação com os servidores, estará em viagem oficial fora do país. Diante da insistência do Fórum, a SRT, então, se comprometeu a marcar nova reunião até o dia 21 de julho.

O Fórum dos SPFs agendou outra reunião no dia 14 de julho para avaliar a reunião e discutir estratégias e rumos do movimento pela Campanha Unificada 2015. Amanhã (09/07), os diretores voltam a Brasília para reunião do coletivo jurídico do Fórum para traçar estratégias de enfrentamento das questões relacionadas à judicialização das greves no serviço público.

A Asfoc-SN segue em esforço concentrado, tanto no Executivo quanto no Legislativo, pela melhoria da proposta do governo. Em Estado de Greve, o Sindicato confirma a próxima Assembleia Geral para segunda-feira (13/07), às 13 horas, na sede da Asfoc-SN.

Manifestação

Enquanto a direção da Asfoc-SN aguardava para ser recebida, junto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, pela Secretaria de Relações do Trabalho, os trabalhadores realizavam uma manifestação conjunta em frente ao prédio do Ministério do Planejamento. Na ocasião, a diretora secretária Geral do Sindicato, Luciana Lindenmeyer, destacou a mobilização dos servidores de outros estados presentes ao Ato e reforçou a importância de unificação da luta para melhorar a proposta do governo. Mais cedo, a delegação da Fiocruz também se juntou ao Ato dos professores e estudantes no Ministério da Educação.

 Clique aqui para ver as fotos do Ato e da reunião com a SRT/MPOG.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720