Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Fonasefe: Jornada de Luta intensifica defesa do serviço público e da democracia

25/07/2022

Após a realização das conferências Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz (15/07) e da Leopoldina (16/07), a Asfoc-SN participou no último sábado (23/07) da etapa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Representando o Sindicato, o vice-presidente Paulo Garrido falou sobre a importância de um SUS 100% público, integral, de qualidade e acessível a todos, tornando desnecessária a existência de planos de saúde privados para o conjunto da população.

“O Brasil precisa do SUS que desenvolva e amplie o complexo econômico e industrial da saúde, assegurando a soberania e o direito de acesso da população. O Brasil precisa do SUS! Para cuidar e proteger a vida e a dignidade. O Estado deve ser um instrumento do processo civilizatório e nunca um promotor da barbárie. Temos muito a reconstruir e muito a construir em novas bases. No dia 5 de agosto, aniversário de Oswaldo Cruz e Dia Nacional da Saúde, daremos mais um passo nessa nossa caminhada”, afirmou.

Amanhã (26/07), ocorrerá a etapa do Distrito Federal da Conferência de Saúde, das 14h às 18h30, no Beijódromo (Unb) - transmissão online (bityli.com/YfTgLf). A etapa nacional será realizada em 5 de agosto, das 9h às 17h, na Casa Portugal, em São Paulo. Todos os eventos são preparatórios para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em 2023. Mais informações em: frentepelavida.org.br.

Congresso de Saúde Mental – De quinta-feira a domingo (21 a 24/07), a Asfoc-SN também participou do 8º Congresso de Saúde Mental: Democracia, Antropofagias e Potências de Luta Antimanicomial, em São Paulo – agenda preparatória para a 17ª CNS. O evento reafirmou a democracia, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, do Sistema Único da Assistência Social e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial como patrimônio e conquistas do povo brasileiro. Participaram do evento os representantes da Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, Paulo Garrido e Lucina Matos

Fonasefe – Em reunião na última sexta-feira (22/07), o Fórum Nacional da Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), integrado pela Asfoc, consensuou uma Jornada de Luta intensificando a defesa do serviço público e da democracia, e a inclusão da valorização salarial dos servidores públicos federais no Orçamento de 2023.  

“A luta do serviço público pela recomposição salarial continua agora visando inserir na LOA de 2023 a rubrica para o reajuste das categorias”, afirmou Paulinho, que integra a Comissão de Organização da programação da Jornada de Luta.

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - A Asfoc-SN participou hoje (25/07) das comemorações pelos 30 anos do reconhecimento do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Organizado pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, o evento contou com um Ato simbólico em frente ao Castelo Mourisco e uma foto com mulheres negras da Instituição, entre elas a presidente do Sindicato, Mychelle Alves.

“Saudamos todas as mulheres negras, que são maioria no Brasil. Mas, infelizmente, ainda estamos na base da pirâmide: nas piores condições sociais, que mais sofrem violência e feminicídio. É também um dia de muita luta e resistência”, afirmou Mychelle, que convidou ainda para a Marcha das Mulheres Negras, no dia 31 de julho, às 10 horas, no Posto 4 da praia de Copacabana.

Veja as imagens dos eventos em: facebook.com/asfocsn

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720