Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Em reunião com o governo, Asfoc cobra avanços nas negociações

08/11/2023

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) – ambas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – se reuniram segunda-feira (06/11) com representantes das trabalhadoras e trabalhadores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. A presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, participou do encontro e cobrou avanços nas negociações, principalmente em relação a instalação das Mesas Específicas com o governo - compromisso assumido na última reunião geral da Mesa de Negociação Permanente, em agosto.

“Vamos seguir no diálogo pela valorização dos servidores públicos, que são fundamentais, e essa valorização urge! Neste sentido, temos 17 anos da nossa lei (Plano Próprio). Há uma mudança do trabalho e temos que olhar também para as nossas carreiras. Tudo isso está sendo bastante discutido no Sindicato junto com o conjunto de trabalhadores, principalmente para fortalecer a nossa Instituição. Há 123 anos, a Fiocruz vem fazendo pesquisa, promovendo ciência e tecnologia a serviço da vida”, frisou Mychelle Alves.

Ela reivindicou uma série de princípios balizadores da carreira: vencimento básico (VB) forte - ampliação efetiva do VB com a incorporação dos componentes variáveis; defesa da paridade e da integralidade como forma de reconhecer o valor do trabalhador aposentado/inativo com incorporação do valor integral das gratificações; linearidade entre as remunerações e valorização das carreiras de Nível Intermediário (NI) e Nível Superior (NS) de forma equânime - que não priorize uma carreira em detrimento da outra; entre outros pontos.

A presidente do Sindicato listou também as propostas aprovadas por trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz em Assembleia Geral da Asfoc, como a retomada do percentual de titulação; a implementação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA) e do Adicional de Plantão Hospitalar; regulamentação da licença sabática para a carreira dos pesquisadores e dos trabalhadores com título de doutorado;  incorporação integral da Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (GDACTSP) ao VB; revisão das normas de concessão de insalubridade etc.

O vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, participará de Mesa Nacional de Negociação no próximo dia 16, quando será cobrado novamente respostas do governo à pauta de reivindicações dos trabalhadores da Fiocruz. “Fundamental ter avanços na Mesa Nacional de Negociações, com repercussões econômicas nas demandas específicas”, afirmou Paulinho.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720