Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Em defesa da democracia

28/01/2019

 

A Asfoc-SN vem a público manifestar sua solidariedade ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ). Como se sabe, Jean Wyllys renunciou ao mandato para qual foi reeleito em função de ameaças constantes à sua vida por grupos ligados ao crime organizado.

Manifestamos também a nossa profunda preocupação com o funcionamento das instituições e com os rumos da democracia em nosso país. Não é aceitável que os poderes do Estado brasileiro e seus representantes sejam vítimas de ameaças. Não é aceitável que os poderes do Estado brasileiro não sejam capazes de garantir a segurança de seus representantes. Não é aceitável que os poderes do Estado brasileiro não sejam capazes de anular a ação desses grupos contra os seus representantes.

Lembramos que a execução de Marielle Franco foi uma afronta aos poderes do Estado brasileiro. Não foi um crime comum. Odioso como todo assassinato, a morte de Marielle, além da crueldade, teve nítidas conotações políticas. Um nítido recado aos representantes dos poderes do Estado brasileiro.

Jean Wyllys, pertence ao mesmo partido que elegeu Marielle. Jean Wyllys, assim como todos nós, foi testemunha do que aconteceu com a vereadora. Jean Wyllys, em face dos fortes inimigos que tem, escolheu resguardar a sua vida.

O país não pode fingir que nada está acontecendo. É preciso garantir a vida. É preciso garantir a democracia. É preciso garantir o direito ao contraditório. É preciso garantir que as instituições funcionem em defesa da democracia e do Estado de direito. Cabe ao Estado e às suas instituições trabalharem para punir exemplarmente todos aqueles que buscam silenciar as diferenças. Cabe a todos nós, cidadãos, defender a democracia.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720