Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Em apoio aos bolsistas Capes, Asfoc-SN participa de manifestação no Castelo

13/01/2015

 

 

A Asfoc-SN participou, na tarde de hoje (13/01), da manifestação dos bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), em apoio a regularização do pagamento da Bolsa Capes em atraso. Pela manhã, nota da CCS informou que os valores atrasados foram creditados e, à tarde, os bolsistas realizaram um ato em frente ao Castelo.

O diretor de Administração e Finanças do Sindicato, Alcimar Pereira Batista, lembrou durante a manifestação que a Bolsa Capes foi pauta da primeira reunião do ano da Diretoria Executiva Nacional da Asfoc. “Nos solidarizamos e demonstramos total apoio à causa”, afirmou.

O Sindicato vai apresentar as reivindicações dos bolsistas na próxima reunião do Fórum Nacional das Entidades do Servidores Públicos Federais (SPFs), no dia 22 de janeiro, em Brasília.

Durante o ato, os bolsistas protestaram com cartazes e palavras de ordem e um dos manifestantes leu uma moção de repúdio. Leia abaixo a íntegra do documento:

“Nós, da Associação dos Estudantes de Pós-Graduação (APG) – Fiocruz, viemos através desta carta fazer uma moção de repúdio referente ao atraso no pagamento das bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entendemos que o impacto deste atraso é imensurável para nós, alunos efuturos pesquisadores deste país. Cabe ressaltar que não recebemos reajuste desde 2013, quando recebemos 10% de aumento. A inflação vem a cada dia retirando nosso poder de compra, que por sinal é pequeno. Nós, alunos da Fiocruz/RJ e pós-graduandos do Rio de Janeiro, ainda enfrentamos um início de ano com aumento das passagens (13%), aumento das taxas de luz e aumento dos alimentos. Agregado a isso, fazemos parte de uma instituição diferente de um ambiente universitário, que é ligado ao Ministério da Educação. Não possuímos restaurantes universitários ("Bandejão"), o que reduz o gasto com alimentação, e não temos acesso ao "passe livre" (Decreto 38.280). Sendo assim, atrasos como este impactam no pagamento de nossas contas, como aluguel, condomínio, água, luz, gás, telefone, internet, dos cartões de crédito que possuem juros exorbitantes, podendo até impedir que nos desloquemos até nosso ambiente de trabalho. Neste contexto, nós da APG-Fiocruz cobramos um posicionamento da CAPES com relação ao atraso de nossas bolsas. Somos estudantes por conjuntura, mas nosso trabalho é profissional. Ajudamos a mover a pesquisa deste país. Queremos reconhecimento. Queremos reajuste. Queremos RESPEITO”.

 

Associação dos Alunos de Pós-Graduação da Fiocruz.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720