Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Divulgação autorizada pela Comissão Eleitoral Asfoc-SN: Chapa Atuante

A chapa atuante e as eleições para o sindicato da Fiocruz

De mãos dadas, não estamos sós
Atuante somos todos nós
Nenhuma luta será em vão
Sou atuante, sou união

Em 9, 10 e 11 de dezembro a Asfoc-SN realizará eleições para a diretória da executiva nacional e para as coordenações regionais para o próximo triênio (2021-2023). Um momento de grande importância para a luta da do conjunto de trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz por qualidade de vida dentro e fora da nossa instituição, com defesa do emprego e da renda. Um momento de reafirmar os nossos valores em defesa da vida e da democracia. Uma defesa da ciência e da tecnologia a serviço das demandas sociais e de condições dignas para todos, na construção de um projeto nacional de desenvolvimento. Um momento de reafirmar o valor do nosso trabalho enquanto servidores e servidoras, consciente do seu papel transformador.

O país atravessa um período dos mais difíceis de sua história. Integramos, ao lado de outros profissionais de outras instituições, a linha de frente do combate à pandemia de covid-19. A população acredita no trabalho que realizamos e nele deposita a esperança de ultrapassar essa tempestade da forma mais segura e rápida possível. Uma esperança que nos honra, nos desafia e nos orgulha. Lutamos pela vida. Lutamos por dignidade. Estamos do lado certo da luta. Nosso sindicato soube se reinventar e crescer em meio à crise. Construímos uma sólida relação com as representações das regionais e fortalecemos a nossa aliança nacional. Os Fóruns das Regionais se transformaram em momentos fundamentais para debates de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz. Crescemos internamente. Crescemos no meio sindical e fomos além. Ampliamos em muito as nossas parcerias dentro e fora do movimento sindical. Conquistamos acento no Conselho Nacional de Saúde; passamos e integrar a Internacional do Serviço Público, instituição filiada à Organização Internacional do Trabalho; nos aproximamos do CEBES, da Abrasco, da SPBC. Aumentamos nossa presença no Congresso Nacional; participamos com protagonismo de frentes em defesa da Vida, do Serviço Público, da Ciência e Tecnologia, da soberania. Estreitamos nossos laços com os movimentos sociais e nos tornamos referência tanto entre entidades classistas e centrais sindicais, como para a luta por democracia e condições dignas para todos, estivemos presentes nas ruas, atos e nas manifestações, sempre ao lado dos interesses do povo e da classe trabalhadora.

Em um período de forte ataque ao serviço público e aos direitos sociais fortalecemos nossa interlocução com a sociedade. A pandemia mostrou, de modo duro, que o Estado e os serviços públicos são imprescindíveis. Que precisamos de instituições públicas ágeis e consolidadas. Mostrou o quanto é nocivo o projeto de precarização do Estado e dos serviços públicos. Mostrou que precisamos de saúde para todos, seguridade social, empregos formais e de investimentos nessas e outras áreas estratégicas. Mostrou que o mercado, governado pela lógica do lucro jamais irá atender as urgências sanitárias e as graves demandas sociais.

O trabalho realizado na gestão que agora se encerra, nos animou a nos apresentar mais uma vez como candidatos a representar as servidoras e servidores da nossa querida Fiocruz. Uma representação que pretende unir as três importantes esferas da atividade sindical: a gremista, a corporativa e a luta política mais ampla. Acreditamos que essas esferas estão intimamente associadas e, portanto, merecem tratamento articulado.

A ASFOC-SN tem um histórico de conquistas que já foi amplamente divulgado. Seguem algumas de nossas propostas de forma detalhada:

•      A urgente e necessária valorização das trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz – Intensificar as campanhas salarias junto ao governo federal em busca do reconhecimento do trabalho e da importância dos trabalhadores da Fiocruz.

•      Ampliar as cobranças tanto da pauta específica como da pauta geral de negociação, ambas aprovadas pelos trabalhadores – data base; retorno do adicional de titulação por percentuais, vencimento básico forte, incorporação integral da GDACTSP ao Vencimento Básico.

•      Cobrar cumprimento do acordo na íntegra, referente à implementação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA), estruturar as propostas de aprimoramento da carreira. Cobrança incondicional da regulamentação da licença sabática, há mais de 6 anos com minuta somente para ser publicada no Ministério da Economia.

•      Lutar incansavelmente contra a Reforma Administrativa, na defesa da estabilidade e do Regime Jurídico Único.

•      Lutar contra as privatizações das empresas públicas, estratégicas para o desenvolvimento nacional.

•      Radicalizar na participação no Conselho Deliberativo e no Congresso Interno, valorizando ambos como conquista dos trabalhadores. Espaços que muitas Instituições colocam como referência e modelo de gestão democrática como espaço privilegiado de diálogo e construções coletivas.

•      Buscar a aproximação do servidor e da servidora que ainda não é militante sindical.

•      Autorização para concurso de forma automática para reposição de aposentadorias e desligamentos.

•      Dialogar com a Presidência, Cogepe e os RH das Unidades por uma política de Prevenção e Enfrentamento da Violência e Assédio Moral no trabalho, com uma campanha mais efetiva de combate ao assédio na

Instituição. Continuar na Luta para que o Brasil ratifique a Convenção 190

da Organização Internacional do Trabalho sobre Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho. 

•      Balanço Anual de Gestão, com participação do Conselho Fiscal, buscando ampliar a transparência das ações do Sindicato

•      Aumentar a transparência da participação da Asfoc nos espaços coletivos em que atua. 

•      Comitê Pro-Equidade de Gênero e Raça – propor papel mais efetivo nas políticas de afirmação da igualdade de gênero e raça dentro da Fiocruz. Ampliar as articulações com movimentos que defendam a igualdade de gênero e raça. Promover ações que incentivem a emancipação feminina e a promoção da igualdade de gênero.

•      Comitê pela Acessibilidade, participar e contribuir para avanços significativos na área da acessibilidade na Fiocruz.

•      Adequação dos espaços de trabalho para melhoria do acesso e efetivo desempenho do trabalho.

•      Organizar eventos culturais e divulgar espaços e projetos culturais acessíveis ao servidor.

•      Incentivar através da cultura, da criação de espaços de debate, lazer e convivência.

•      Valorizar o fazer cultural dos trabalhadores e trabalhadoras da FIOCRUZ, através da música, literatura, artes visuais, dança e esporte.

•      Fiosaúde – defender o plano como conquista dos trabalhadores. Resgatar a característica de Autogestão e não a forma diferenciada em que uns permanecem no plano básico por falta de condições de permanecer em outros e muitos ainda são obrigados a se desligar do plano por sua característica financeira insustentável. Repensar de forma coletiva em alternativas para que todos possam ver no plano uma conquista possível de ser mantida no longo prazo. Buscar uma solução conjunta que precisa ser encontrada para não penalizar os trabalhadores e não inviabilizar o FIOSAÚDE que é nosso e deve ser garantido, protegido e viável.

•      Continuar a luta pela implementação do APH (Adicional de Plantão Hospitalar) - Uma possibilidade que permite que os profissionais possam ganhar um adicional para cobrir plantões que ficam desfalcados pelos mais diversos motivos. É um direito já conquistado nos demais hospitais federais e ainda não implementado nos da Fiocruz.

•      Precisamos lutar pela preservação da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente neste momento de pandemia que houve um crescimento de adoecimento provocada pelo aumento da demanda e pressão de trabalho. E nesse momento também veio carregado de instabilidade na carreira, ansiedade, sentimentos de exaustão, depressão, estresse e sobrecarga de trabalho, sendo de suma importância termos momentos de autocuidado, espaços de acolhimento e cuidado com a saúde mental.

•      Ampliação da integração com os aposentados à vida sindical através de eventos a este público.

•      Defender postura de denúncia contra os ataques e a política deliberada de desmonte do SUS e dos serviços públicos. 

•      Manter as atividades de integração dos trabalhadores nos eventos durante o ano.

•      Cobrar e atuar de forma efetiva para a ampliação das ações do Fiocruz Saudável estimulando as ações de promoção da saúde nas unidades regionais e escritórios, englobando a realização de periódicos de forma coberta pela instituição, insalubridade e outras ações.

•      Na área sócio cultural da Asfoc-SN iremos ampliar os convênios, além de promoção de eventos e passeios para os sindicalizados e seus dependentes.

•      Na área de Esportes da Asfoc-SN iremos cada vez mais valorizar a importância da prática de esportes como promoção da saúde. Realização de convênios em áreas esportivas. Elaboração da corrida e caminhada “Fiocruz em Defesa da Vida”.

Na área Jurídica, a Asfoc-SN, obteve importantes vitórias em ações judiciais e administrativas. Vamos propor uma reformulação da Assistência Jurídica Individual, conferindo maior qualidade ao atendimento jurídico individual. Também vamos propor um projeto denominado JURÍDICO ATUANTE, que, além de promover a qualificação da área jurídica, fomentará a revitalização da comunicação com o sindicalizado. Por meio desse projeto, os diretores, acompanhados de advogados do sindicato, se reunirão com os sindicalizados com a finalidade de mantê-los informados sobre as principais ações em curso, abordando as perspectivas e, principalmente, solucionando as dúvidas da categoria. Nos próximos três anos, continuaremos em busca de novas vitórias jurídicas com o projeto JURÍDICO ATUANTE, além de consolidar as já obtidas, aperfeiçoando ainda mais as estratégias até agora adotadas e promovendo as execuções dos julgados vitoriosos através de escritórios com experiência e porte adequados para sua boa condução.

•       Na área de Administração e Finanças daremos continuidade a uma gestão transparente e moderna. Serão executadas ações gerenciais fundamentais para o aprimoramento dos recursos humanos, para redução de custos, para o acompanhamento e controle dos recursos orçamentários e para o controle dos contratos de prestadores de serviços.

•       Na área de Comunicação trabalharemos com uma comunicação rápida, efetiva e transparente entre o sindicato e seus sindicalizados. Neste sentido, destacamos a estruturação e profissionalização da Comunicação do sindicato, que passará a contar com uma consultoria de comunicação especializada.

•      Na área de Articulação Regional é preciso dar continuidade ao amplo diálogo entre as coordenações regionais da Asfoc-SN visando efetivar ações propositivas de interesse das trabalhadoras e trabalhadores.

Seguimos na Luta e Resistência!

ASFOC-SN Somos Todxs Nós!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720