Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Designado relator do PL 4.252

25/05/2016

Durante força-tarefa no Congresso Nacional, na noite da terça-feira (24/05), o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido, conseguiu antecipar a informação sobre a designação do relator que apreciará o Projeto de Lei 4.252 (que trata do reajuste dos servidores) na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Pressionada por Paulinho, a presidente da CSSF, deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), informou o nome do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) - informação confirmada apenas hoje na página da Câmara.

Imediatamente, Paulinho entrou em contato com a assessoria do parlamentar, buscando uma agenda já na próxima semana. Os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Chico D`Ângelo (PT/RJ) e Alessandro Molon (Rede/RJ), entre outros, se comprometeram com a Asfoc a defender a inclusão de emendas que garantam as cláusulas do acordo assinado com o governo no ano passado. A própria presidente da CSSF também assumiu o compromisso pela aprovação do PL.

O Sindicato esteve presente no Plenário do Congresso Nacional, em mais uma tumultuada sessão, pressionando os deputados pela derrubada do veto à instalação da Auditoria Cidadã da Dívida Pública. Apesar do esforço concentrado com a coordenadora da Auditoria, Maria Lúcia Fatorelli, e demais integrantes do movimento, o Plenário decidiu ontem à noite manter o veto da presidente afastada, Dilma Rousseff.  Apesar da derrota (131 contra 257 votos), os militantes não pretendem desistir. Irão trabalhar pela instalação de uma nova Frente Parlamentar que possa ampliar as discussões com a sociedade sobre a importância da Auditoria.

Mais cedo, no Senado Federal, o vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, participou de reunião de organização do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social, que ocorrerá no próximo dia 31 de maio. No mesmo dia, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) indica a participação em Atos contra a fusão do Ministério da Previdência, em frente às agências do INSS nos estados e Distrito Federal. Uma nova reunião do Fonasefe também foi marcada para o dia 31 de maio para debater a conjuntura e um calendário de atividades, que incluirá a indicação de um Dia Nacional de Lutas em 16 de junho. Nos próximos dias 28 e 29 de maio, a Asfoc também estará presente em reunião do Colegiado da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, em Brasília.

Encontro pela Democracia

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) esteve presente no 1º Encontro pela Democracia, convocado espontaneamente por alunos e trabalhadores da Fundação, nesta quarta-feira (25/05), na Estação do Trenzinho, para debater a atual conjuntura política do país e os riscos à democracia nacional. 

Nas discussões, a necessidade de uma crescente mobilização contra o governo interino de Michel Temer e de organizar manifestações e atos, internos e externos, que denunciem os ataques à Constituição Federal e aos direitos dos trabalhadores. Houve várias narrativas em repúdio às ações em curso deste governo, qualificando-o como ilegítimo, golpista e que não deve ser reconhecido em respeito à plenitude democrática. Cabem ações mais incisivas à Fiocruz, principalmente contra as que visam o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretoria do Sindicato se comprometeu a ampliar as discussões sobre o tema na próxima Assembleia Geral, marcada para o dia 2 de junho, às 13h30, na sede da Asfoc.

Aniversário do IOC

A direção da Asfoc-SN também esteve presente nas comemorações dos 116 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Os diretores parabenizaram os trabalhadores da Unidade. Veja as fotos no portal e facebook da Asfoc.


AGENDA ASFOC-SN

28 e 29/05

  • Reunião do Colegiado da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

31/05  

  • Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social
  • Reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe)
  • Atos em frente às agências do INSSS contra a fusão do Ministério da Previdência

02/06

  • Assembleia Geral, às 13h30 (sede da Asfoc-SN)

03/06

  • Seminários Asfoc, às 9h30 (salão de Leitura do ICICT): “A importância da atuação sindical frente aos projetos em tramitação no Congresso Nacional que retiram direitos dos trabalhadores”, com o senador Paulo Paim; e “Os efeitos do PL 257/2016 e a tramitação no Congresso Nacional”, com a assessora parlamentar de entidades sindicais, Patrícia Coimbra.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720