Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Com alvará de soltura, Asfoc concentra esforços para soltar trabalhador da Fiocruz

18/10/2013

Depois da expedição do alvará de soltura na tarde desta sexta-feira (18/10), o Departamento Jurídico da Asfoc-SN se dirige neste momento para o Complexo Penitenciário de Bangu para libertar o pesquisador e professor da Fiocruz Paulo Roberto de Abreu Bruno. Desde ontem (17), o diretor de Legislação e Assuntos Jurídicos do Sindicato, Jorge da Hora, e o assessor jurídico, Fábio Kruger, acompanham o caso pessoalmente na libertação do servidor público.

“A Justiça acatou o nosso argumento e estendeu o benefício de soltura a todos os outros 19 detidos na cadeia”, revelou Jorge da Hora.

Na manhã de hoje (18), trabalhadores da Fiocruz realizaram um Ato em repúdio à prisão do servidor público da Fundação e contra a criminalização dos movimentos sociais em frente à Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os servidores demonstraram sua insatisfação contra a política de segurança do governo do Estado do Rio e as prisões arbitrárias de diversas pessoas na passeata dos professores na última terça-feira (15/10), no Centro do Rio, incluindo a do trabalhador da Fundação Oswaldo Cruz.

Paulo Garrido, presidente da Asfoc, lembrou dos esforços do Sindicato, Presidência da Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública, além do empenho do deputado federal Miro Teixeira (PROS/RJ), para libertar Paulo Bruno. “Nosso Sindicato se reafirma no campo de luta pelos direitos da população, que é agredida e desrespeitada com frequência. Vandalismo é falta de leito nos hospitais, é falta de vaga nas escolas”, criticou Paulinho.

A Asfoc manifestou ainda seu apoio à família do jovem de 18 anos morto na madrugada de quinta-feira (17), em Manguinhos - os moradores acusam policiais militares da UPP de terem espancado o rapaz após uma abordagem. O Sindicato atuará nas interlocuções necessárias junto à Presidência da Fiocruz para levar paz para a comunidade.

RELATÓRIO GT/MPOG – Já está disponível o relatório do Grupo de Trabalho que discutiu o aprimoramento das Carreiras da Fiocruz. O documento, finalizado ontem (17) em Brasília, pode ser acessado na área restrita do portal do Sindicato.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720