Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

A CIÊNCIA SOB AMEAÇA: O QUE AFETA NOSSAS VIDAS?

11/04/2018

ASFOC-SN CONVOCA PARA ATO EM DEFESA DE C&T, DOMINGO (15/04), A PARTIR DAS 10 HORAS, NA PRAÇA DO SAMBA (PARQUE DE MADUREIRA)

A CIÊNCIA SOB AMEAÇA: O QUE AFETA NOSSAS VIDAS?

 Nos últimos anos, as instituições públicas voltadas à pesquisa e divulgação científica e ao desenvolvimento tecnológico têm sofrido enormes ataques a seu funcionamento, que tomam forma, dentre outras ameaças, em absurdo corte de verbas e na não reposição de pessoal. Mas como isso afeta a vida da população brasileira?

 Ciência e Tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento do país e a melhoria das condições de vida da população. O desenvolvimento e a produção de medicamentos, o mapeamento das riquezas biológicas e minerais, a produção de equipamentos de alta tecnologia, a guarda da memória e o incentivo à formação de jovens cientistas no país, são algumas das atividades desenvolvidas pelas diversas instituições públicas da área de Ciência e Tecnologia (C&T).

 Em um país onde as empresas privadas quase não investem em pesquisa e desenvolvimento científico, cabe ao governo manter essas atividades, essenciais para que o Brasil supere a situação de atraso e dependência que vive frente a nações mais ricas.

 Vivemos uma enorme crise econômica. E países desenvolvidos, em tempos de crise, costumam apostar no investimento em Ciência e Tecnologia como forma de superá-la. Afinal, são os investimentos nessa área que permitem, por vezes, soluções econômicas que poupam o dinheiro do país ou aumentam suas receitas. Foi assim, entre tantos exemplos com o desenvolvimento do carro a álcool em um momento de crise do petróleo; é assim com a descoberta de novos medicamentos e o desenvolvimento de tecnologias de ponta que diminuíram nossa dependência dos grandes laboratórios e das tecnologias importadas.

 O governo brasileiro, entretanto, vai na contramão das grandes potências, optando pelo corte de verbas das instituições públicas de pesquisa. Importantes institutos localizados no estado do Rio não têm hoje garantidas verbas que possibilitem a continuidade de seu funcionamento, paralisando o desenvolvimento do país. Para o próximo ano o cenário é de previsível caos: o orçamento de 2018 das instituições federais do campo da ciência e tecnologia é, em média, menos da metade do previsto para este ano – que já o mais baixo dos últimos 5 anos.

 Para além da urgente necessidade de verbas, as instituições de pesquisa sofrem com a grave ausência de reposição de pessoal. Desenvolvimento científico e tecnológico são ações de longa duração, fruto do trabalho de anos de pesquisadores e suas equipes. Uma constante reposição de pessoal, que garanta a contínua transmissão dos saberes, é fundamental para que não se perca todo o conhecimento acumulado. A não realização de concursos públicos paralisa nosso desenvolvimento e condena, a médio prazo, as instituições de pesquisa a seu fim. Hoje funcionam, em média, com apenas um terço do pessoal, em média, que tinham há 15 anos.

 Ciência e Tecnologia não são “gastos”. São investimento para um futuro melhor do país, dos seus cidadãos, de nós todos, de nossos filhos. Ao cortar recursos das unidades de pesquisa e ao não repor mão-de-obra, o governo faz uma opção pelo atraso e pela eterna dependência frente aos países cientificamente mais desenvolvidos – o que tem um custo altíssimo para todos nós.

 AJUDE-NOS A LUTAR CONTRA ESSA POLÍTICA DE DESTRUIÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA! SEM ELAS NÃO HÁ FUTURO! COBRE DE SEUS PARLAMENTARES, DOS GOVERNANTES DE SUAS CIDADES E ESTADOS O COMPROMISSO COM A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PAÍS! EM DEFESA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA! PELO FUTURO SOBERANO DO BRASIL!

 AFINCA / ANPesq / ASCON–Rio / ASFOC-SN / ASSINT / APG-JLL/CBPF / Coletivo MAST Resiste / Representação do INPI

 Leia aqui: ONDE O BRASIL PERDE COM O ATAQUE QUE ENFRAQUECE A CIÊNCIA E TECNOLOGIA?

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720