Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Ciência na Estrada, do Gonçalo Moniz, ganha Prêmio Sergio Arouca

09/10/2014

Dando sequência à Edição Especial do Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania, a Asfoc-SN homenageou, na segunda-feira (06/10), o projeto “Ciência na Estrada”, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Bahia). O projeto, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Biomorfologia Parasitária da Fiocruz, promove o ensino da ciência de forma lúdica, atividades práticas em feiras científicas e a formação de alunos monitores nas escolas.

Amanhã (10/10), o Sindicato concederá o prêmio ao Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec), do Instituto Fernandes Figueira (IFF). A cerimônia acontecerá às 10h30, no Anfiteatro A da Unidade.

Na abertura do evento em Salvador, o diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, Manoel Barral Netto, comemorou a escolha do projeto do CpqGM. “É uma satisfação termos um pesquisador (Marcos Vannier) que alia sua atividade de laboratório com atividade extra laboratorial na área de divulgação”.

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, destacou os 10 anos de vida do “Ciência na Estrada”. “O mais importante é o trabalho desenvolvido e a repercussão positiva e favorável para a população. A Asfoc e os trabalhadores reconhecem as lideranças no serviço público que qualificam o trabalho da nossa instituição”.

Representando o projeto, o pesquisador Marcos Vannier recebeu o prêmio das mãos da vice-presidente do Sindicato, Justa Helena Franco. “Como é importante ter pessoas comprometidas e empolgadas que gostam do que fazem. O Marcos e sua equipe demonstraram a capacidade de envolvimento, levando ciência para a população”, afirmou Justa, ao lado dos diretores João Carlos Borges Rolim de Freitas (Social e de Cultura) e Wlademir Gomes de Melo (Articulação Regional), que destacaram a importância da valorização das ações do Sindicato no fortalecimento das representações regionais.

Marcos Vannier ressaltou o poder de divulgação da ciência neste projeto. “Nós fazemos saúde, mas a nossa ferramenta é a educação. E quando fazemos saúde numa escola ou curso para professores o poder amplificador da ciência é enorme”.

Também participaram da cerimônia de premiação parte da diretoria do Sindicato e os coordenadores Regionais da Asfoc-Bahia.

O Sindicato também homenageará o Serviço de Referência em Leishmaniose (Centro de Pesquisas René Rachou/Minas Gerais), no dia 20 de outubro, e o Departamento de Saúde Coletiva/Nesc (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Pernambuco), em 10 de novembro.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720