Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Caravana da Fiocruz segue para o Ocupa Brasília

23/05/2017

Uma caravana de trabalhadores, estudantes e aposentados saiu da Fiocruz na tarde desta terça-feira (23/05) rumo à Capital Federal para se integrar ao “Ocupa Brasília”, movimento Unificado contra as reformas da Previdência e Trabalhista, Fora Temer!

A manifestação, prevista para acontecer nesta quarta-feira (24/05), segue orientação e convocação das principais Centrais Sindicais do país. Em conformidade com decisão de Assembleia Geral, os trabalhadores da Fiocruz irão paralisar suas atividades por 24 horas, retornando normalmente na próxima quinta-feira (25/05). Aqui no Rio de Janeiro, está indicado a participação em Ato contra a violência na Maré, com concentração a partir das 13 horas, em frente à Associação de Moradores do Conjunto Esperança, e Ato dos Servidores Estaduais, na Alerj, no mesmo horário.

Ainda hoje, a Asfoc participa de reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), com a operativa das Centrais, para discutir a organização da manifestação amanhã em Brasília.

Ontem (22/05), o vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, e o diretor de Administração e Finanças, Alcimar Pereira Batista, estiveram em Biomanguinhos debatendo as pautas específica e geral com os servidores: RRA, acordo salarial, crise política institucional e as reformas propostas pelo governo (que atacam os direitos dos trabalhadores) foram os principais temas de discussão.

Paulinho explicou que a crise política e a instabilidade do país geram dúvidas quanto ao cumprimento na íntegra dos acordos de 2015. "O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, assumiu compromisso de implementar o RRA, mesmo em conjuntura adversa. Então, vamos exigir”.

Ele disse ainda que “diante do cenário político” é preciso pensar em estratégias de ação e unificar forças contra o desmonte do Estado. “Hoje, com essas reformas, o que nos une é que todo mundo perde”.

Paulinho conclamou os trabalhadores a participarem das manifestações agendadas e a aderirem à paralisação do dia 24 de maio. “Vamos ocupar Brasília e mostrar toda nossa indignação”, frisou.

Em relação às reformas da Previdência e Trabalhista, Paulinho informou que a direção da Asfoc prepara uma nova nota explicativa, tratando com detalhes os impactos, de acordo com a situação específica de cada trabalhador. “Vamos parar no dia 24 e ocupar Brasília. A Asfoc também convoca para a Marcha da Maré contra a violência e Ato na Alerj”.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720