Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Ato no Mourisco: reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras percorrem os Três Poderes até chegar nas mãos do presidente da Fiocruz

02/02/2024
Nesta sexta-feira (02), a Asfoc-SN mobilizou os trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz em um ato no Castelo Mourisco, para entrega de uma carta com reivindicações ao presidente da instituição, Mário Moreira. O movimento é parte de uma série de articulações, em prol das reivindicações da categoria, realizadas pelo sindicato em instâncias dos três poderes no Rio de Janeiro e em Brasília, em eventos virtuais nacionais de fóruns de servidores e presencialmente durante a semana de mobilização. 
 
Depois da entrega de uma carta à ministra da Saúde, Nísia Trindade, no dia 26 de janeiro, a Asfoc-SN protocolou um ofício reivindicando apoio às demandas específicas dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz ao presidente Lula. O documento foi acolhido pelo líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, e pelo coordenador-geral de Informações da Secretaria Geral da Presidência da República, Cândido Hilário Garcia de Araujo, conhecido como Bigode.
 
O documento também foi para as mãos de deputados no Congresso Nacional, nos gabinetes dos deputados Dr. Luizinho (PP) e Chico Alencar (PSOL), além de ter chegado até as mãos do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no dia da posse.
 
Durante o ato de hoje (02), o presidente Paulo Garrido falou sobre a jornada de lutas em Brasília realizada durante a semana, para que as reivindicações dos trabalhadores fossem atendidas. Ele reiterou que o Governo se comprometeu em retomar a negociação ainda neste mês de fevereiro e, em março, haver a presença na Fiocruz, em uma agenda com a Asfoc, para debater sobre as demandas específicas dos trabalhadores.
 
Em sua fala, Mario reconheceu o ato como fundamental na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Fundação:
 
“Para mim não se trata apenas de um ato simbólico, mas sim de um processo político, de construção política de saída para isso que entendemos como uma reivindicação legítima dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz”, afirmou.
 
O evento contou com a presença do economista e pesquisador do Ipea, Carlos Octávio Ocké-Reis; do vice-presidente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Hermano Albuquerque de Castro, além de trabalhadores da Fiocruz.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720