Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Assembleia delibera adesão à greve geral dia 28 de abril

07/04/2017

 

Em Assembleia nesta sexta-feira (07/04), Dia Mundial da Saúde, os trabalhadores da Fiocruz aprovaram a adesão à greve unificada dia 28 de abril, convocada pelas principais centrais sindicais do país e incorporada pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Nesse dia, o movimento unificado irá realizar Atos e manifestações contra as Reformas da Previdência e Trabalhista em vários estados do Brasil.

Na Assembleia de hoje, que aconteceu em frente à Residência Oficial durante reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz com a presença dos coordenadores das Regionais do Sindicato, foi aprovado também um calendário de mobilizações (veja abaixo). O vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, falou que o Sindicato também fará uma série de reuniões temáticas nas unidades para desdobrar os encaminhamentos do Fórum, como a criação de comitês locais contra as reformas, discutir diretamente com os trabalhadores os constantes ataques aos direitos e reforçar estratégias de mobilização.

A diretora secretária Geral da Asfoc, Luciana Lindenmeyer, destacou que na construção do calendário de abril também estão garantidos erguer nas manifestações as bandeiras em defesa da Fiocruz e do SUS.

Em Ato alusivo ao Dia Mundial da Saúde, os trabalhadores se manifestaram contra os últimos episódios de violência no território estendendo uma faixa: “Como ter saúde sem segurança?”.

A presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, afirmou que o Sindicato garantiu a inclusão do tema violência na pauta do Conselho. Já a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, fez questão de interromper a reunião do CD e dar informação aos trabalhadores. “A violência foi um dos principais pontos discutidos pelos conselheiros. Tivemos uma interlocução com as secretarias de Segurança e Educação, defendendo uma cultura de paz para a região. E ainda faremos outras reuniões neste sentido”, afirmou.

Representantes de movimentos sociais, como a coordenadora do Projeto Maria, Norma de Souza, também tiveram a oportunidade de relatar a realidade da violência em suas comunidades. Simone Quintella, presidente da Associação dos Moradores de Manguinhos, solicitou a participação nos próximos encontros entre Presidência da Fiocruz e autoridades do governo.

RRA

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também falou sobre a cobrança da Asfoc-SN em relação a um maior empenho da Presidência pela implementação do Reconhecimento de Resultados de Aprendizagem (RRA). Ela reafirmou que o aprimoramento do Plano de Carreiras é um dos seus compromissos de campanha e que a vice de Gestão já enviou parecer técnico sobre o assunto ao Ministério do Planejamento. Nísia divulgou uma carta-resposta à cobrança realizada pela Asfoc.

Veja aqui o documento.

AGENDA ASFOC-SN

15/04 – Participação na Caminhada pelo Dia Mundial do Autismo (02/04)

18 a 20/04 - 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde

22/04 - Marcha em defesa da Ciência e Tecnologia em defesa da Universidade Pública - SP

22/04 – Ato no Museu da Ciência (RJ)

28/04 – Greve UNIFICADA contra as Reformas Trabalhista e da Previdência. Aula aberta da ENSP na Praça (Cinelândia)

29/04 – Participação no mutirão no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila em Manguinhos e Ato/ Debate sobre a história da luta dos trabalhadores em Manguinhos na inauguração da Sala da História dessa escola.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720