Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN promove live especial em homenagem ao Dia das Trabalhadoras e Trabalhadores

05/05/2021

A Asfoc-SN realizou terça-feira (04/05) um evento digital especial em alusão ao Dia 1º Maio. Durante a live “Homenagens às trabalhadoras e trabalhadores”, dirigentes da Diretoria Executiva e das Coordenações Regionais do Sindicato enviaram mensagens aos trabalhadores de todo o país, em especial os da Fiocruz, pela contribuição no enfrentamento à pandemia.

Convidado para o evento remoto, o deputado federal Israel Batista (PV/DF) falou sobre o orgulho de o País ter seus cientistas entre os principais do mundo. “Esses produzem ciência e saúde. São 120 anos de história. O Brasil tem, portanto, a produção científica significativa por conta de instituições como a Fiocruz”, frisou.

Além dos trabalhadores da Fundação, o parlamentar parabenizou a Asfoc por fazer política com “P” maiúsculo.  

Ele declarou também que o Brasil vive hoje um retrocesso civilizatório. Segundo Israel, o serviço público sofre ataques orquestrados pelo Congresso Nacional, um deles por meio da proposta de Reforma Administrativa (PEC 32). “Para permitir a oficialização do patrimonialismo, o apadrinhamento como método ao serviço público”.

Para o deputado federal, os ataques se estendem à ciência, ao saber e ao conhecimento, quando líderes orientam, deliberadamente, contra os protocolos estabelecidos pelas autoridades científicas e sanitárias - especialmente durante a pandemia.

“A Fiocruz que nos civiliza tem um papel importantíssimo de conscientização nacional, porque ela tem credibilidade. Os servidores gozam dessa credibilidade e precisam entrar nesse debate público para defender a civilização, a ciência, uma sociedade voltada para o progresso, que olha para frente”, ressaltou.

Participando de uma manifestação no sábado (01/05) - em defesa da vida, da democracia, por emprego, pelo auxílio emergencial de 600 reais e de vacina para todas e todos -, a presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, contou sobre a percepção da população em relação ao trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz. “Sentimos o calor da população, o respeito que a Fiocruz tem da população, que reconhece o trabalho e o trabalhador da Fiocruz pelo serviço essencial que desempenha”.

Apesar do reconhecimento, Mychelle afirmou ser muito difícil comemorar o fato em função das mais de 400 mil mortes no Brasil. “Principalmente quando temos consciência de que muitas dessas poderiam ter sido salvas se tivéssemos um governo voltado para a necessidade de sua população. Que não usasse de demagogia barata, de um negacionismo criminoso. Um governo anti-povo, anti-ciência, que se negou a comprar vacinas. Temos hoje um governo genocida. Que matou e ainda mata os seus”, lamentou.

O vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, parabenizou os trabalhadores pelo 1º de Maio, e conclamou todos a permanecerem na luta. “Vamos unir esforços, com abraço coletivo e sentimento de que podemos fazer melhor. Podemos mudar essa realidade e construir um projeto de nação, de um país mais soberano, justo e igual. É isso que a Asfoc acredita e é por isso que nós seguimos lutando. Esse é o nosso sonho, um desafio possível e necessário. E nós vamos persegui-lo”.

Paulinho convidou todos ainda a participarem das próximas agendas de mobilização: 11 de maio, live alusiva ao Dia da Enfermagem; 18 de maio, Dia de Luta Antimanicomial; 19 de maio, Dia Nacional de Lutas; e 25 de maio, live em homenagem aos 121 anos da Fiocruz.

No fim do evento digital, os coordenadores das regionais Manoel Barata (Paraná), Fernanda Rezende (Minas Gerais), Carolina Cunha (Minas Gerais), Carlos Duarte (Amazonas), Gilmar Ribeiro Junior (Bahia), Telma Gontijo (Distrito Federal) e Joselice Dias (Pernambuco); as diretoras Simone Mendes (secretária Geral) e Claudia Stutz (Articulação Regional); além da presidente do Conselho Fiscal, Luciana Lindenmeyer, o pesquisador da Fiocruz-Ceará Fernando Ferreira Carneiro, a assistente social Elaine Nascimento, o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) e o professor René Mendes, da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT), enviaram mensagens em homenagem aos trabalhadores.

Acesse o link e assista: https://www.youtube.com/watch?v=4LtuzTE6QRs

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720