Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN presente no 3º Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e de Lutas

28/01/2018

 

A Asfoc-SN esteve presente, entre os dias 25 e 28 de janeiro, no 3º Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e de Lutas, em Madri, na Espanha. Integrante da Rede desde sua fundação em 2013, o Sindicato participou de forma ativa dos quatro dias de intensas discussões.

Duas moções apresentadas pela Asfoc-SN foram aprovadas pelos participantes do Encontro. Uma contra a perseguição ao pesquisador Fernando Carneiro no exercício de sua atividade de pesquisa na investigação sobre impactos dos agrotóxicos e outra de solidariedade aos hospitais universitários da UERJ e UFRJ, que tiveram cancelados seus concursos para residência médica.

Leia aqui as moções aprovadas no 3 Encontro da Rede sindical Internacional de Solidariedade e lutas.

Na mesa de abertura, a diretora secretaria Geral do Sindicato, Luciana Lindenmeyer, saudou os presentes ressaltando que "somente unindo forças no âmbito internacional será possível resistir aos ataques e retrocessos".

Na primeira mesa, os mais de 80 países que compõem a Rede apresentaram suas realidades que mostram uma conjuntura muito parecida, respeitadas as especificidades de cada país e continente. A defesa dos serviços públicos para melhoria das condições de vida das populações dos diversos países foi uma tônica em várias falas.

A Asfoc-SN compôs também o Grupo de Trabalho (GT) da Saúde, que redigiu documento defendendo a área como direito humano universal a ser preservado. A diretora Luciana Lindenmeyer fez parte da comissão que contribuiu na redação do documento de princípios do grupo - que deve se formar a partir deste Encontro para traçar estratégias conjuntas de defesa da Saúde. Uma campanha internacional já está sendo preparada para o dia 7 de abril.

O diretor de Administração e Finanças do Sindicato, Alcimar Pereira Batista, participou do GT sobre funcionalismo público, que redigiu um documento com várias bandeiras já levantadas pela Asfoc-SN, como a luta contra a Reforma da Previdência e a precarização dos serviços públicos que servem toda a população.

Um dos temas discutidos também foi a união de esforços contra os retrocessos e perdas de direitos sociais, atrelados aos diversos modelos de sociedade que privilegiam um pequeno grupo em detrimento das maiorias dos povos dos diversos países.

O sábado (27/01) foi dedicado à luta das mulheres e teve resoluções totalmente convergentes com as diretrizes da tese 11 do Congresso Interno da Fiocruz: lutar pela igualdade entre homens e mulheres, contra o assédio, o racismo e o machismo.

Na plenária final, hoje (28/01), o texto do GT da Saúde foi lido pela diretora secretaria Geral da Asfoc-SN, ressaltando a defesa pela Saúde como direito universal. A resolução final do Encontro será disponibilizada em breve.

A cobertura completa do 3º Encontro você encontrará no próximo jornal da Asfoc-SN.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720