Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN participa de abertura do 1º Encontro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz

08/11/2019

 

A Asfoc-SN participou da abertura do 1º Encontro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (Fio-Ensat), hoje (08/11), no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). Integrando a Mesa de abertura, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, afirmou ser um evento fundamental e prioritário na agenda da Asfoc.
Neste primeiro ciclo de diálogos, Paulinho colocou na centralidade do debate os impactos das recente Propostas de Emenda Constitucional (PEC) 186 (Emergencial), 187 (revisão do Pacto Federativo) e 188 (extinção dos Fundos Públicos).

“Certamente afetará profundamente o serviço público, as condições de trabalho do setor público e a população brasileira. Mais um avanço no desmonte do serviço público e no ataque aos direitos dos trabalhadores. É importante olhar para a dimensão da questão mais urgente da saúde do trabalhador: os direitos humanos, o trabalho decente, a Previdência Social, a segurança e a Educação públicas, tudo ameaçado na atual conjuntura”, afirmou. 
Paulo Garrido acrescentou ainda que a Asfoc participa da campanha promovida pela Internacional do Serviço Público (ISP), pela ratificação da Convenção 190, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que dispõe sobre o combate à violência de gênero e assédio no trabalho. “Pretendemos acumular e ouvir o conjunto dos trabalhadores da Fundação para ter subsídio e condições de realizar este evento em 2020”, finalizou.

Também participaram da Mesa a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Marco Menezes; o diretor da Ensp, Hermano Castro; e a coordenadora Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), Andréa da Luz Carvalho.

Debate sobre racismo e genocídio – Ainda pela manhã, a vice-presidente do Sindicato, Mychelle Alves, participou de debate sobre racismo e genocídio do povo negro, no auditório Ensp. "Gênero e raça são questões de luta abraçadas pela Asfoc. Essa mesa sobre genocídio do povo preto no Conselho Nacional de Saúde é muito importante, porque estamos no entorno de três complexos de comunidade. Além disso, temos que incluir o racismo como tema de saúde pública", alertou.

E complementou sobre a questão nos territórios próximos à Fiocruz. "A população de Manguinhos, que na maioria é pobre e negra, está sofrendo com a renovação de contratos de saúde que retiram direitos dos profissionais e reduz o acesso da população aos serviços de saúde". A vice-presidente disse ainda que "o Conselho Nacional de Saúde precisa ter uma articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, para não permitir mais um retrocesso e retirada de direitos no território de Manguinhos".

Após o debate, as lideranças presentes no evento foram para o pátio da Ensp protestar contra o racismo. Além das falas e palavras de ordem, o local teve um varal de fotos representativas sobre o assunto. 

Clique aqui para ver as fotos!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720