Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN inicia rodada de Assembleias por Unidade

28/01/2016

 

            O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) iniciou, ontem (27/01), rodada de Assembleias por Unidade para debater com os trabalhadores as pautas de interesse coletivo. O primeiro encontro ocorreu no Instituto Carlos Chagas (ICC), em Curitiba, onde foi discutido agenda sindical 2016, análise de conjuntura, ajuste fiscal, cortes orçamentários no serviço público, cumprimento dos acordos por parte do governo, direito dos aposentados, reforma da Previdência, Fundo de Previdência Complementar (Funpresp), aprimoramento das carreiras, data-base, Fiosaúde e Fioprev. A Asfoc-SN divulgará em breve o calendário de Assembleias nas Unidades, escritórios e demais campi da Fiocruz, além da data do 2º Fórum das Coordenações Regionais.

            Em 1º de fevereiro, o Sindicato participará de Reunião do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPFs), de preparação para a Reunião Ampliada, nos dias 27 e 28 do mesmo mês, com temas de interesse dos trabalhadores - ajuste fiscal, corte orçamentário, Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Previdência, Funpresp, entre outros – e de organização de seminários temáticos. No dia 2 de fevereiro, a Asfoc-SN estará em esforço concentrado e mobilizada na abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, fazendo gestões e acompanhando a tramitação do Projeto de Lei 4.252/2015, que trata sobre o reajuste salarial dos trabalhadores da Fiocruz.

            Conselho Deliberativo – Alguns trabalhadores terceirizados entregaram uma carta ao presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e ao CD, incluindo a Asfoc-SN, durante reunião do Conselho Deliberativo, hoje (28/01), na Residência Oficial, manifestando preocupação com possíveis demissões em massa, em virtude do decreto 8.540/2015 – que estabelece, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, medidas de racionalização do gasto público. Na ocasião, o Sindicato ressaltou a permanente defesa dos trabalhadores e dos empregos em diversos fóruns – Mesa de Negociação Interna, Fórum dos SPFs e Congresso Nacional.

            Com a evolução dos riscos no início de janeiro, a Asfoc-SN convocou uma Mesa Extraordinária para tratar sobre o assunto. Na sequência, no dia 16 de janeiro, a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, entregou carta ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, cobrando maior orçamento para a Fiocruz e criticando o ajuste fiscal e os cortes orçamentários na área da Saúde – clique aqui para ler o documento.

            O vice-presidente Paulo Garrido complementou que a Asfoc-SN está à frente da Comissão do Fórum dos SPFs e vai pautar na próxima reunião das entidades nacionais a importância de lutar nos poderes Executivo e Legislativo contra o decreto 8.540. Ele ressaltou que a agenda também inclui a luta contra diversos projetos que retiram os direitos dos trabalhadores; a política de ajuste fiscal; o desmonte no serviço público; e em defesa do SUS, dos direitos de aposentadoria, entre outros.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720