Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN em agenda de luta intensa em Brasília

09/11/2022
A Asfoc-SN, representada pelo seu vice-presidente e conselheiro Nacional de Saúde, Paulo Garrido, participa de agendas do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas Eleições para presidente, buscam interlocução com a equipe de transição de governo, com o relator do Orçamento, Marcelo Castro, e com bancadas parlamentares, para tratar sobre diversos assuntos de interesse dos servidores públicos: abertura de negociação coletiva e mesas setoriais; recomposição salarial e realização de concursos públicos; arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa); revogação de decretos e portarias do atual governo para destravar os serviços públicos.
Em reunião da Frente Parlamentar Mista, que contou com a presença do deputado federal Rogerio Carvalho (PT/MG), foi consensuado que na posse do presidente Lula, em 1º de janeiro, seja organizada uma grande festa da democracia, com envio de caravanas a Brasília, num expressivo ato Político cultural.
"Vamos ampliar a nossa mobilização e militância política, cobrar compromisso assumido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, em pautar apenas matérias de interesse do governo eleito, em diálogo com o presidente Lula e equipe de transição. O Congresso Nacional está muito concorrido, porque o prazo para apresentar emendas ao orçamento é muito curto”, afirmou Paulo Garrido, que observou o aumento do número de pessoas circulando no Congresso e, como desdobramento, o de filas para acessar o local.
FIOSAÚDE: Nos dias 7 e 8 de novembro, Paulinho também participou da reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar (CISS). Entre os assuntos em discussão estiveram a regulação pelo Estado, dos planos de autogestão e privados. “Uma reunião muito enriquecedora, que será importante para subsidiar a nossa participação no debate sobre o plano de saúde de autogestão da Fiocruz (Fiosaúde).
”Na próxima sexta-feira (11/11), teremos a Assembleia do Fiosaúde - às 10 horas, no auditório do Museu da Vida. É muito importante que todos participem. A proposta da Asfoc é discutir a revisão do Estatuto, sem qualquer deliberação de reajuste nesse momento”, frisou Paulo Garrido.
FENTAS: Em reunião da Plenária do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS), ontem (08/11), destaque também para o processo de construção da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em 2023 – na próxima semana, de 14 a 18, Paulinho será um dos delegados da Conferência Nacional de Saúde Indígena, em Brasília.
CNS: A agenda do Conselho Nacional de Saúde e a participação dos trabalhadores da Fiocruz na 17ª Conferência Nacional de Saúde serão discutidas em reunião na próxima sexta-feira (11/11), às 14 horas, na sede da Asfoc-SN. Na pauta do encontro, a Conferência Livre de Saúde das trabalhadoras, trabalhadores, estudantes, usuários e usuárias da Fiocruz.
Participe!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720