Com apoio da Asfoc Pernambuco será promovido nesta sexta-feira (22/11), o I Encontro de Cuidado em Saúde Mental e Promoção do Bem-Estar, destinado a estudantes de iniciação científica e de pós-graduação da Fiocruz Pernambuco. O evento ocorrerá nas dependências do centro de pesquisas e é uma iniciativa de alunos da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. O objetivo é discutir sobre o sofrimento psíquico apresentados pelos estudantes durante o processo de formação e construir coletivamente estratégias para promover saúde mental e bem-estar no ambiente acadêmico. A Vice-direção de Ensino e Informação Científica e o Departamento de Saúde Coletiva (Nesc) da Fiocruz PE também apoiam o encontro.
O evento terá início às 8h30 com uma mesa de abertura e às 9h acontece uma mesa de diálogos com o técnico de vigilância da Secretária de Saúde do Recife Henrique Landim e o coordenador das práticas integrativas e complementares em saúde do Recife, Nicolas Alves. Landim falará sobre “Vigilância epidemiológica das violências autoprovocadas e sua relação junto aos cuidados em saúde mental”. Alves abordará “As práticas integrativas e complementares como estratégia de cuidado em saúde mental”.
A partir das 13h30 serão ofertadas práticas integrativas para os estudantes. São elas: reiki, auriculoterapia, shiatsu, biodança, orientações homeopáticas, terapia comunitária integrativa e meditação.