Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc mantém mobilização permanente e promove debate eleições Fiocruz

23/09/2016

 

O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), como defensor e incentivador do processo democrático e participativo, sugere o envolvimento de todos os trabalhadores no processo eleitoral, pois o modelo democrático da Instituição deve ser valorizado e aprimorado, entendido como patrimônio.

Ainda em outubro, incialmente previsto para o dia 20, deve ocorrer o debate promovido pela Asfoc com os candidatos à presidência da Fiocruz. É muito importante que os trabalhadores participem ativamente de todo o processo e conheçam as propostas de cada candidato, cobrando as melhorias necessárias para a Instituição.

A direção da Asfoc-SN também reforça a importância da participação nas atividades de mobilização contra a política de desmonte do governo Temer e todos os projetos em trâmite no Congresso Nacional extremamente nocivos aos trabalhadores, em especial a PEC 241 e o PLC 257.

Na manhã desta sexta-feira (23/09), o vice-presidente do Sindicato, Paulo Garrido, participou de debate no BNDES sobre a PEC 241 e a dimensão fiscal da crise brasileira.

No dia 4 de outubro, o Sindicato fará um Seminário específico para tratar do assunto: “A PEC 241 e o desmonte em curso do serviço público”. Com a participação confirmada do jornalista e analista político e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), às 9h30, na sede da Asfoc.

A direção do Sindicato também ressalta ainda que continua vigilante em relação aos compromissos assumidos no acordo assinado em 2015. Nessa linha, na próxima segunda-feira (26/09), a Asfoc realizará Seminário sobre Carreira Fiocruz, visando construir a proposta de RRA de interesse dos trabalhadores. Às 9h30, também na sede do Sindicato. Não deixe de participar!

Dia Nacional de Mobilização

Milhares de trabalhadores foram às ruas de todo o país ontem (22/09) para protestar contra a política de desmonte do governo Temer. O Dia Nacional de Mobilização, no Rio de Janeiro, começou cedo com um Ato contra a privatização da Saúde e em defesa do SUS, em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). “Nosso Sindicato apoia os trabalhadores do HGV e está aqui para denunciar a perseguição e a demissão arbitrária dos assistentes sociais”, afirmou o vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, durante sua fala no carro de som.

Durante o protesto, os trabalhadores da Saúde repudiaram a demissão de oito assistentes sociais do Hospital em retaliação à mobilização por direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e atendimento de qualidade, pela empresa Pró-Saúde, organização social (Os) que administra o HGV.

No fim do ato, houve também um abraço simbólico ao hospital e foi lida uma carta das equipes de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social do HGV em apoio aos trabalhadores demitidos. A direção do Sindicato se comprometeu a pautar o assunto na próxima reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

No início da tarde, a Asfoc-SN também esteve presente em Ato em defesa da Ciência e Tecnologia em frente ao prédio do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, e o vice-presidente Paulo Garrido foram convidados a falar pela organização da manifestação. Ambos se solidarizaram e apoiaram a luta dos servidores de C&T contra a extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Encerrando o Dia de Mobilização, a Asfoc se incorporou a um grande Ato Unificado no Centro do Rio. Manifestantes de diversas entidades sindicais, movimentos sociais e culturais se reuniram em frente à Candelária. A manifestação teve o apoio da Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, além das principais centrais sindicais. Carregando faixas, os trabalhadores da Fiocruz protestaram contra o ajuste fiscal (PEC 241 e PLC 54), em defesa dos servidores e por um serviço público de qualidade. “Estamos aqui novamente para lutar contra todos os projetos que retiram direitos dos trabalhadores”, frisou o vice-presidente, Paulo Garrido, na concentração do Ato.

Compromisso

Atendendo a uma antiga demanda interna dos trabalhadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a direção da Asfoc-SN inaugurou ontem (22/09) uma academia de musculação para os trabalhadores do local. Reconhecido como centro nacional de referência pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, ressaltou a importância dos profissionais do IFF. “É muito importante cuidarmos daqueles que cuidam dos outros”, disse, em referência à prática de exercícios como um elemento fundamental na prevenção a doenças.

Junto aos trabalhadores do IFF, a diretoria da Asfoc também cantou parabéns e cortou um bolo em homenagem aos 40 anos do Sindicato.

 

Nesta tarde, o Sindicato recebe os servidores que tiveram dúvidas em relação ao termo de opção e o modelo de cálculo do valor que os participantes têm a receber. A Asfoc trouxe a assessoria jurídica do Dr. Tiago e contratou um atuário para dar parecer sobre a metodologia de cálculo.

Clique aqui para ver as fotos do dia!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720