Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc assina carta à ministra da Saúde, Nísia Trindade

25/03/2024

A Asfoc assina carta em apoio à ministra da Saúde, Nísia Trindade, com movimentos sociais, instituições e entidades integrantes da Rede Nacional por Responsabilização e Reparação às Vítimas da Pandemia de Covid-19.

O sindicato acredita que a atuação de Nísia à frente da pasta está no caminho certo, prezando pela ciência e pela democracia.

Confira a íntegra da carta:





Rede Nacional por Responsabilização e Reparação às Vítimas da Pandemia de Covid-19





Carta de Apoio à Ministra da Saúde, Nísia Trindade





A Rede Nacional por Responsabilização e Reparação às Vítimas da Pandemia de Covid-19, por meio das entidades abaixo relacionadas, vem somar-se às centenas de instituições, movimentos sociais, às personalidades e às comunidades da ciência e da cultura no apoio incondicional ao nome e à atuação de Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde.





1. Defendemos a permanência de Nísia Trindade como Ministra da Saúde pelo seu firme posicionamento no combate ao negacionismo, afirmando a ciência como referencial ético e técnico na condução das políticas públicas de saúde e combatendo a desinformação.





2. Defendemos o reconhecimento dos incansáveis esforços que empreende a Ministra no desenvolvimento de áreas prioritárias para ampliação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, que têm surtido resultados positivos não apenas na defesa e da execução da cobertura vacinal, mas em múltiplas frentes da prevenção, da capacitação e da assistência.





3. Defendemos a gestão de Nísia Trindade pelo respeito ao controle social em sua direta ligação com o direito à saúde, refletindo com fidelidade não só as diretrizes aprovadas na 17a Conferência Nacional de Saúde, mas o espírito democrático que qualifica com legitimidade e transparência a recomposição do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo.





4. Defendemos a primeira mulher a conduzir o Ministério da Saúde, que, a um só tempo, empreende e personifica tanto a advocacia pela igualdade de gênero quanto o combate à misoginia e à violência contra a mulher.





5. Defendemos nossa Ministra, cientista social e referência internacional em saúde pública, declarando nosso reconhecimento pela recente realização do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, em 11 e 12 de março/24, organizado com base nas múltiplas dimensões que a pauta do enfrentamento às consequências da pandemia exige.





6. Defendemos o reconhecimento da Ministra da Saúde em seus valores e ações que, sempre coerentes entre si, se impõem na luta contra o fundamentalismo e os preconceitos alimentados pela extrema direita e por todos aqueles que não têm apreço pela vida e pelas conquistas gravadas na Constituição.





Por tudo isso, nós, entidades e movimentos representantes de vítimas da Covid-19 e seus familiares, temos confiança de que Nísia está no caminho certo: o caminho do direito, da ciência, do coletivo, da ciência e democracia.





Nísia Trindade é a Ministra da Saúde que o Brasil precisa!





– Associação Brasileira Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19



– Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 – AVICO



– Coalizão Nacional Orfandade e Direitos



– Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME



– Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz/ASFOC-SN



– Grupo de Vítimas da Prevent Senior



– Coletivo de audiovisual Eles Poderiam Estar Vivos



– Associação Médicos e Médicas pela Democracia



– Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança – NUCEPEC/UFC



– Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 – AOCA



– Associação de Mães e Pais pela Democracia – AMPD

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720