Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc apoia Ato em defesa do SUS e reforça campanha contra Emenda 95 que corta investimentos para Saúde e Educação

09/08/2017

 

Na abertura da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na manhã desta quarta-feira (09/08), o vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, reforçou a campanha que busca a revogação da Emenda 95 – que estabelece o corte de investimentos na Saúde e Educação. “A Asfoc apresentou a proposta da CNS e ela foi abraçada pelo Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), durante reunião Ampliada da categoria que aconteceu no último fim de semana. A revogação da Emenda 95 é fundamental para o fortalecimento e valorização dos serviços e servidores públicos”.

Paulinho disse ainda, no auditório lotado da Ensp, que o Sindicato já começou a recolher assinaturas para a Campanha “Amicus Curi” da CNS. “Em defesa da Saúde, Educação, Democracia e dos direitos dos trabalhadores”, frisou – os interessados em aderir podem procurar a Secretaria da Asfoc.

Do lado de fora, a Asfoc também apoiou Ato em Defesa do SUS e contra o fechamento das UPAs e Clínicas da Família. Os manifestantes, de diversos segmentos da área da Saúde, movimentos e fóruns sociais, carregaram bandeiras e faixas contra o corte do orçamento na área da saúde, buscaram apoio dos conselheiros do CNS.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, interrompeu a reunião extraordinária para falar pessoalmente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ele se solidarizou com os Agentes e citou a importância do abaixo-assinado da CNS. “Como bem disse o Paulinho na abertura do nosso trabalho hoje aqui, temos que mostrar nossa indignação contra essa emenda. Se recolhermos 20 milhões de assinaturas, mostraremos força para tentar reverter essa medida tão prejudicial aos serviços essenciais à população brasileira”.

Pela relevância do trabalho realizado pelos Agentes, Paulinho revelou que os ACS de Manguinhos irão receber o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania 2017. O vice-presidente da Asfoc disse também que o Sindicato luta contra o fechamento das UPAs, Clínicas da Família e contra a reformulação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Nenhum serviço a menos!

Os manifestantes saíram ainda em caminhada pacífica pela Leopoldo Bulhões, contornando a Fiocruz até a portaria da Avenida Brasil.

Centenário de morte de Oswaldo Cruz

Em solenidade que homenageou os 100 anos da morte do médico sanitarista Oswaldo Cruz, nesta quarta-feira (09/08), na Câmara dos Deputados, a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, falou em defesa do SUS, da soberania da Fiocruz e em favor dos servidores e serviços públicos do país. Citou o Ato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que acontecia naquele mesmo momento no Campus de Manguinhos e repudiou as ameaças de fechamento das UPAs e Clínicas da Família.

Clique aqui para ver algumas fotos do dia! 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720