Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

5º Fórum Regional da Asfoc-SN

21/09/2020

No primeiro dia do 5º Fórum Regional da Asfoc-SN nesta segunda-feira (21/09), a Diretoria Executiva do Sindicato lançou um manifesto em defesa do SUS, da Fiocruz e do desenvolvimento inclusivo, baseado na ciência e tecnologia a serviço das demandas sociais e dos interesses do país. Durante a abertura do evento, construído pelas Coordenações Regionais, o presidente da Asfoc, Paulo Garrido, falou sobre a discussão dos temas na semana. “São muito caros, a começar pelo SUS que completa 30 anos da sua regulamentação”, afirmou.

Os debates nos próximos dias abordarão as condições do exercício da ciência e tecnologia no país, o Estado brasileiro, e a proposta de Reforma Administrativa. “Temos enormes divergências”, ressaltou Paulinho, acrescentando que terá também atenção especial à questão das mulheres negras, uma das parcelas da população mais atingidas pela pandemia. “Mulheres que historicamente têm enfrentado a cultura da violência, do preconceito e do machismo”, frisou.

A apresentação do debate virtual foi feito pela vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, e o primeiro painel (“O SUS é mais que saúde pública de qualidade – Que SUS poderemos ter? Quem vai sustentar?”) foi apresentado pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Silva Paim – além dos convidados Tânia Celeste, nutricionista, doutora em Saúde Pública e ex-diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Gulnar Azevedo Archives, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Lúcia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); e Fernando Pigato, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Participaram ainda da Mesa inicial o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira; a diretora do Instituto Gonçalo Moniz / Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves; o representante da Coordenação Asfoc/BA, Gilmar José da Silva Júnior; e a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) e representante da Internacional do Serviço Público (ISP), Luciana Melo.

Clique em https://bit.ly/2ZWUB2K e confira o manifesto da Asfoc lido por Mychelle Alves.

Veja o debate na íntegra: https://www.facebook.com/watch/?v=331078318104862&extid=MbgpuUnZFQEiZfi2

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720