1º de Maio em defesa da democracia, dos direitos e da unidade dos trabalhadores | ASFOC 
Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

1º de Maio em defesa da democracia, dos direitos e da unidade dos trabalhadores

02/05/2018

 

No Dia do Trabalhador (1º de Maio), a Asfoc-SN participou ativamente de atos em defesa da democracia, por direitos e pela unidade da classe trabalhadora em todo o país. Convocado por sete Centrais Sindicais, o Ato Unificado histórico em Curitiba ergueu e reafirmou as bandeiras por Marielle Franco e Anderson Gomes, em defesa dos empregos, das aposentadorias, da Ciência, Tecnologia e do SUS – em contraposição ao estado de exceção e à ofensiva das forças de direita para retirar diretos da classe trabalhadora, aos ataques aos serviços servidores públicos e à venda das riquezas nacionais.

No dia em que a CLT completou 75 anos, diversas caravanas de todos os estados e vários países também se manifestaram contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba. “Sindicato de luta não pode se omitir nas horas fundamentais. Luta nunca pode ser só corporativa”, afirmou o presidente do Sindicato, Paulo Garrido. No Rio de Janeiro, a vice da Asfoc, Mychelle Alves, deu entrevista para a Tele Sur, da Venezuela, e alertou para a necessidade de lutar pela soberania e democracia – ainda houve protesto dos trabalhadores da Fiocruz em Recife e Fortaleza.

Também presente às manifestações em Curitiba, a presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lúcia Regina Souto, afirmou que o estado de exceção está sendo ampliado e os direitos destruídos.

“A Fiocruz não é uma ilha isolada do que está acontecendo nesse país, não vai ter boa-venturança para os eleitos da Fiocruz, como se fôssemos os escolhidos da providência para continuarmos tendo aumentos de salários, melhora nas condições de trabalho, planos de saúde sustentáveis, enquanto o resto do país chafurda na lama temerosa, inclusive o nosso SUS.  Luta sindical é corporativa, com certeza, mas deve ser política também. Integrar o Ato Unificado de todas as Centrais Sindicais do país neste 1º de maio é tão crucial. Enquanto há quem pense que sindicato é mera assessoria jurídica para assuntos corporativos, e assiste indiferente ao derretimento completo dos direitos trabalhistas mais fundamentais, há muitos outros, como vocês, que se dispõem a sair de suas casas no feriado para nos representar”.

Festa do Trabalhador – Em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de Maio), a Asfoc-SN promoverá na próxima sexta-feira (04/05) Ato show em defesa da democracia e dos direitos, a partir das 17 horas, no campo de futebol. Atrações: Paraíso do Tuiuti e banda Música Urbana.

Clique aqui para ver as manifestações pelo país!

“Se eu chorar não leve a mal, pela luz do candeeiro, liberte o cativeiro social”

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720