Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

11 de julho: Dia Nacional de Lutas por um serviço público de qualidade e pelos direitos dos trabalhadores

26/06/2013

O Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs), representado por cerca de 30 entidades sindicais, orientou a participação no Dia Nacional de Lutas no próximo dia 11 de julho, endossando a convocação das sete Centrais Sindicais do país, dentre elas CUT, CSP-Conlutas e CTB, além do MST e Dieese.

Em reunião nesta terça (25/06), em Brasília, com a participação do presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, e do diretor de Articulação Regional, Wlademir Gomes de Melo, o Fórum discutiu, entre outros pontos, a luta por um serviço público de qualidade, a precarização de contratos de trabalho, as ações contra a Reforma da Previdência e a Privatização da Saúde, a retomada da Campanha Salarial 2013 e as recentes manifestações no país.

Amanhã (27/06), o Fórum vai reapresentar a pauta dos servidores no Ministério do Planejamento e oficializar o pedido de uma reunião com a ministra Miriam Belchior no dia 11 de julho.

Para afunilar as lutas e discutir uma agenda de atividades, o Sindicato convoca um Grupão de Mobilização para esta quinta-feira (27/06), às 13 horas, no auditório da Asfoc.

Após o Grupão, os trabalhadores da Fiocruz também irão engrossar um Ato Unificado que ocorrerá no Centro da cidade, a partir das 17 horas, na Candelária. A manifestação faz parte do Dia Nacional de Lutas pelas reivindicações, articulado pelo Espaço Unidade de Ação e organizado pela Plenária dos Movimentos Sociais do Rio. O Sindicato, junto com o Fórum de Saúde do Rio, levantará as bandeiras da Reforma Sanitária e contra a privatização da Saúde.

Asfoc mantém gestões por pauta específica

Mesmo com acesso mais restrito ao interior do Congresso (devido às recentes manifestações) e sem agenda marcada, a direção da Asfoc conseguiu, antes da reunião do Fórum dos SPFs, realizar importantes gestões pela pauta específica dos trabalhadores da Fiocruz.

Abordado na entrada da Câmara, o deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) abriu um espaço para conversar com o presidente do Sindicato, Paulo Garrido.

Em seu gabinete, o deputado, atual presidente da Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (Ctasp), ouviu as demandas da Asfoc sobre o aprimoramento do Plano de Carreiras e a correção dos valores das Gratificações por Qualificação (GQs) de Nível Intermediário. Imediatamente, Roberto Santiago telefonou para o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, relembrando da pauta e de seu interesse especial no atendimento ao pleito dos trabalhadores da Fiocruz.

Sérgio Mendonça voltou a dizer que o assunto está sendo discutido internamente no governo. O deputado se comprometeu, junto com o secretário, a buscar uma intermediação com a ministra Miriam Belchior, e avaliar a possibilidade de fazer a correção por emendas numa Medida Provisória em que ele próprio é o relator.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720