Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc entrega carta ao presidente reeleito da Fiocruz com pauta de reivindicações dos trabalhadores

01/03/2013

Durante a cerimônia de posse do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, nesta manhã (01/03), o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, entregou carta (veja abaixo) ressaltando os compromissos assumidos com os trabalhadores em campanha eleitoral – cópia do documento também foi entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente ao evento. 

Na entrega do documento, o dirigente do Sindicato cumprimentou o presidente reeleito e também fez uma breve fala: “Juntos, atuante na luta, os trabalhadores podem iluminar o Castelo e ampliar as conquistas”.

Ao Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha

Em nome dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz, gostaria de cumprimentá-lo por sua reeleição à Presidência desta Casa.

A Asfoc-SN tem a honra de participar dessa cerimônia de posse por se considerar parte integrante e um dos pilares na construção do modelo democrático e participativo da Fiocruz.

O fato do presidente da instituição ser eleito pelos trabalhadores, ao mesmo tempo em que legitima e dá grande força para o cumprimento das diretrizes institucionais, faz com que tenhamos também uma gestão institucional constantemente acompanhada e com muitas expectativas em relação ao que foi assumido durante a campanha. 

Ao longo de todo processo eleitoral, a Asfoc assumiu a responsabilidade de manter-se vigilante aos compromissos dos candidatos não só em relação à força de trabalho da Fiocruz, mas também em relação ao que esta Instituição pode oferecer para a saúde do povo brasileiro. 

Ratificamos nosso empenho e responsabilidade de atuar no fortalecimento do modelo democrático e participativo construído ao longo das últimas décadas.

Ficaremos atentos, entre outras coisas, no cumprimento das decisões deliberativas dos Congressos Internos, no almejado avanço em relação às condições de trabalho para todos os trabalhadores da Fiocruz, passando pela implementação do Programa Fiocruz Saudável, no Projeto de Lei que cria a Empresa Pública Biomanguinhos, no aperfeiçoamento do Plano de Carreiras com valorização dos trabalhadores e na instituição de uma bonificação por desempenho a ser paga anualmente pela superação das metas. 

Enfatizamos também a necessidade de ampliar e fortalecer a participação dos trabalhadores nos processos de discussão no âmbito das unidades, garantindo maior transparência e a revitalização do modelo de governança da Fiocruz.

Cumprindo ainda deliberação da Assembleia, encaminhamos para discussão junto à Presidência, a questão da inclusão dos servidores reintegrados (anistiados) ao Regime Jurídico Único.

Esperamos que a Presidência busque um apoio ainda mais incisivo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na defesa de nossa pauta de reivindicações junto aos Poderes Executivo e Legislativo. 

Sempre lutaremos para garantir que a Fiocruz continue sendo uma instituição pública, estratégica e estatal e que tenha na defesa do SUS e dos interesses da classe trabalhadora seu foco contínuo. 

Em razão disso, e coerente com nossas lutas contra a privatização das políticas públicas, estamos atentos às recentes notícias de ações do governo que visam privilegiar os planos de saúde em detrimento do SUS como direito. 

Certo de que os desafios para o futuro da Fiocruz são imensos, os trabalhadores também se colocam como protagonistas nessa importante empreitada.

Atenciosamente,
Paulo Garrido
Presidente Asfoc-SN

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720