Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Vida e Justiça inicia atividades da seccional Rio de Janeiro em assembleia de fundação

25/01/2022
Na noite de quinta-feira (20/01), o Rio de Janeiro, além de comemorar o dia de São Sebastião, ganhou também a seccional do estado da Vida e Justiça (Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19). A Assembleia de fundação teve início às 19h com discurso de abertura do coordenador executivo da Associação Vida e Justiça Nacional, Renato Simões.
Renato iniciou suas palavras demonstrando a alegria em começar o ano com mais um estado se somando à aliança e encaminhou sua fala em torno do momento atual em que a variante ômicron impõe novos desafios, diante das práticas irresponsáveis do governo. “Um governo que deveria combater o vírus, e ao invés disso, se aliou a ele por meio das atitudes negacionistas, o qual desarticula nacionalmente as políticas que deveriam ser implementadas para evitar tantas mortes”, pontuou.
O evento, que aconteceu de forma on-line mediado pelo coordenador executivo da seccional, Paulo Garrido, contou ainda com a participação da pesquisadora aposentada da Fiocruz e diretora do Cebes, Claudia Travassos, que também faz parte da seccional RJ como coordenadora de Saúde Pública. Além disso, os presentes contaram com a exibição de um vídeo da coordenadora da Vida e Justiça Nacional, Lucia Souto, gravado especialmente para a ocasião.
Durante o evento, o coordenador da seccional, Luciano Tolla, também se manifestou ressaltando o papel dos operadores de direito na associação, que farão questão de denunciar para que sejam punidos todos os responsáveis pelos erros cometidos na administração da pandemia. Ele se colocou à disposição com total compromisso para implementar no estado as políticas e diretrizes da entidade em âmbito nacional. “Estamos aqui em apoio intransigente à vida”, ressaltou.
Participaram ainda o parlamentar Reimont, vereador do município do Rio de Janeiro pelo PT, e o ex-deputado federal Wadih Damous, que também presidiu a OAB-RJ e a Comissão Estadual da Verdade. Ambos declararam apoio e desejaram vida longa à entidade.
Um dos momentos mais emocionantes da Assembleia foi o depoimento das vítimas. Márcio Antônio do Nascimento Silva, que ficou conhecido em todo Brasil desde junho de 2020 quando caminhava pela orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e viu homens retirando cruzes colocadas na areia pela ONG Rio de Paz, simbolizando cem covas rasas, em protesto pelas mortes em decorrência do novo coronavírus. Márcio havia perdido o filho meses antes, Hugo Dutra do Nascimento Silva, aos 25 anos, vítima da Covid-19, no dia 18 de abril. Também estavam presentes a mãe e a irmã das gêmeas Tereza e Maria Elizabeth, vítimas da Covid.
No encerramento, a Assembleia contou com um momento cultural com a apresentação da cantora Maíra Santafé, interpretando a canção "Opinião", de Zé Keti. A escolha da canção emocionou os presentes pela infeliz atualidade que nos impõe: “Se não tem água, eu furo um poço/ se não tem carne, eu compro um osso e ponho na sopa/ E deixo andar, deixo andar”. Essas imagens caracterizam muitos brasileiros hoje, resistentes e persistentes, que não sucumbem às adversidades impostas principalmente pelo descaso dos governos e pela realidade aterrorizante em que vivem pela má-gestão da pandemia.
Confira abaixo a coordenação da seccional eleita por aclamação:
Coordenação seccional Rio de Janeiro
Luciano Tolla (ABJD)
Coordenação de Finanças
Lucina Matos (Servidora da Fiocruz)
Coordenação Executiva
Paulo Garrido (ASFOC-SN/FIOCRUZ)
Coordenação Saúde Pública
Claudia Travassos (Pesquisadora aposentada da Fiocruz, membro da diretoria do Cebes)
Coordenação de educação, ciência e tecnologia
Tomaz Pinheiro da Costa (Prof. da Faculdade de Medicina da UFRJ e Diretor do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro)
Coordenação jurídica
José Antônio Galvão de Carvalho (Advogado)
Coordenação de direitos humanos e diálogo inter-religioso
Luís Cláudio Martins Teixeira (Núcleo Ramires Maranhão do VALLE)
Coordenação de ações e redes de solidariedade
André Constantine (Movimento Nacional das Favelas e Periferias)
Coordenação das Pessoas com Deficiência, Doenças Raras e Vítimas Indiretas
Noemi de Andrade (Funcionária pública - SINTURRJ)
Coordenação de memória
Aderson Bussinger (Advogado sindical, diretor do Centro de Pesquisa e documentação da OAB-RJ)
Coordenação de Políticas Públicas e Ações Legislativas
Mônica Paranhos (Socióloga e pesquisadora associada do Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ) do IFCS /UFRJ)
Coordenação de Comunicação e Redes Sociais
Janaína Marquesini (Diretora da Mobiliza Comunicação)
Coordenação do Meio Ambiente
Guilherme Franco Netto (Médico pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz)

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720