Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhadores vão às ruas contra Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro

21/02/2019

No dia em que a proposta de Reforma da Previdência foi entregue ao Congresso Nacional, a Asfoc-SN e milhares de pessoas foram às ruas para protestar em todo o país. No Rio de Janeiro, a manifestação foi em frente à estação do metrô da Carioca, no Centro, e contou com a participação de trabalhadores da Fiocruz.

“Conseguimos barrar a reforma do Temer. E nós iremos barrar essa. Precisamos de união. (...) O governo sabe da nossa força. Nós, mulheres, seremos as mais prejudicadas nessa reforma. (...). Lembramos também que nós temos a futura geração, que temos que lutar por elas, porque elas também precisam se aposentar”, afirmou a vice-presidente do Sindicato, Mychelle Alves, lembrando que o presidente Paulo Garrido também estava presente no ato contra a Reforma da Previdência, em São Paulo.

No dia anterior, Paulinho participou do lançamento do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas, na capital paulista. O espaço tem como objetivo a construção de uma ampla unidade para lutar contra os ataques à classe trabalhadora.

O Fórum elaborou um manifesto composto por 11 eixos, como a defesa dos direitos trabalhistas e o posicionamento contrário ao fim do Ministério do Trabalho. A defesa da Previdência Pública e universal e a luta contra a Reforma da Previdência também estão na pauta. Compõem, ainda, o manifesto as defesas da Educação e da Saúde Públicas gratuitas e de qualidade e das Liberdades Democráticas. O Fórum também luta pela Reforma Urbana e Agrária, em defesa da política de igualdade racial, de gênero e respeito às diversidades sexuais.

Outros eixos presentes são a luta contra a criminalização dos movimentos sociais, pela revogação da Emenda Constitucional 95, em defesa do emprego, salário e moradia. A defesa do setor público estatal e a luta contra as privatizações também estão no texto. Por último, o Fórum se posiciona pela liberdade de ensinar e de aprender, em defesa da autonomia das instituições de ensino públicas.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720