Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhadores deliberaram paralisação em defesa da democracia e contra o golpe

02/06/2016

 

Em Assembleia Geral da Asfoc-SN na tarde desta quinta-feira (02/06), os trabalhadores da Fiocruz aprovaram paralisação por 24 horas, nos próximos dias 10 e 16 de junho, num protesto contra o Golpe de Estado: Fora Temer!

As manifestações também se darão pela defesa da democracia, o cumprimento na íntegra dos acordos salariais, em defesa do SUS, das entidades públicas e contra os ataques aos direitos sociais.

Na primeira paralisação, os servidores farão uma grande mobilização interna, ocupando a Fiocruz com a participação de movimentos sociais e populares, incluindo as comunidades do entorno, e seguindo posteriormente para um Ato unificado no Centro do Rio.

No dia 16, haverá uma caravana para Brasília, onde a Asfoc se unirá a outras entidades representativas dos trabalhadores.

Após ampla discussão da conjuntura atual, os trabalhadores também ratificaram a criação e o apoio ao Comitê Fiocruz contra o Golpe – criado na semana passada por alunos e trabalhadores da Fundação.

Ocupar as ruas berrando aos quatro cantos!

Neste momento, ampliando a unificação deliberada em Assembleia, a direção da Asfoc participa de reunião do Fórum Estadual para organizar o calendário de atividades, que inclui uma Plenária Popular e uma Marcha em defesa do SUS no final de junho. Os diretores do Sindicato também participarão da Marcha das Mulheres pela Democracia e Cultura contra o Golpe”, convocado pela Frente Popular, no Largo da Carioca.

A presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, e o vice-presidente Paulo Garrido, reforçaram a importância de se ampliar também a mobilização contra o PLP 257, que ataca o serviço público e os servidores como um todo, e pela aprovação do PL 4.252.

Este último, apesar de já ter sido aprovado na Câmara, após enorme pressão da Asfoc e do conjunto de entidades dos servidores, ainda precisa ser referendado no Senado. Além disso, os deputados desconsideraram todas as emendas apresentadas, inclusive as do Sindicato que visam garantir na íntegra o acordo assinado com o governo no ano passado. “No momento delicado que estamos, devemos considerar sim uma vitória parcial do movimento dos trabalhadores. Mas vamos continuar no Congresso Nacional, vigilantes até a tramitação final. Encaminharemos novamente as propostas de emendas, num trabalho agora com os senadores”, frisou Paulinho.

Seminários – A Asfoc-SN promoverá amanhã (03/06) dois seminários, a partir das 9 horas, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos: "A importância da atuação sindical frente aos projetos em tramitação no Congresso Nacional que retiram direitos dos trabalhadores", com o senador Paulo Paim (PT/RS), e "Os efeitos do PLP 257/2016 e a tramitação no Congresso Nacional", com a assessora parlamentar de entidades sindicais e associativas Patrícia Coimbra.

Propostas aprovadas na Assembleia

 - Ampliar mobilização em defesa da democracia, contra o golpe, contra o PLP 257, pelo cumprimento na íntegra dos acordos salariais, em defesa do SUS, das entidades públicas e contra os ataques aos direitos sociais;

-  Paralisação nos dias 10 (com mobilização interna na Fiocruz - “Ocupa Fiocruz” - e atos nos estados) e 16 de junho (com ato nacional em Brasília); Faixa que simbolize o momento atual, para ser colocada no Castelo.

- Ratificar o Comitê Fiocruz contra o golpe e em defesa do SUS;

- Fortalecer os Fóruns Estaduais e Municipais;

- Construção de agendas e atos unificados em defesa do SUS;

- Pela revogação das Portarias 958 e 959 – em defesa do SUS e dos Agentes Comunitários de Saúde, contra a PEC 143, PEC 151, extinção da DRU e outros;

- Pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública.

- Apoio ao movimento de ocupação dos estudantes da Rede Estadual;

- Criação de adesivos do movimento “Comitê Fiocruz contra o golpe e em defesa do SUS”

Clique aqui para ver algumas imagens da Assembleia Geral!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720