Trabalhadores da Fiocruz aprovam paralisação dia 19 contra a Reforma da Previdência | ASFOC 
Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhadores da Fiocruz aprovam paralisação dia 19 contra a Reforma da Previdência

08/02/2018

Em Assembleia Geral da Asfoc-SN, na manhã desta quinta-feira (08/02), os trabalhadores da Fiocruz aprovaram, por unanimidade, a paralisação no dia 19 de fevereiro, em adesão ao Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. Ficou decidido ainda pela adesão a uma nova paralisação, dia 28, caso o governo coloque para votar a Reforma nesta data – indicativo do Fonasefe e Fonacate, que será encaminhado às principais Centrais Sindicais na perspectiva da construção de uma Greve Geral.

O presidente da Asfoc, Paulo Garrido, frisou que o momento é de mobilização. “Não podemos recuar. Não daremos trégua. O texto substitutivo, que será apresentado no dia 19 pelo relator da Previdência, continua penalizando apenas os trabalhadores. O governo sinaliza a votação no dia 28. Estaremos em mobilização permanente até que a Reforma seja derrubada”. Veja aqui o texto substitutivo.

A proposta do Sindicato, aprovada pelos trabalhadores, prevê manifestações nos aeroportos desde a madrugada do dia 19 de fevereiro. “Essa é uma ação que tem surtido bons efeitos. Pressiona realmente os parlamentares e repercute na mídia”, explicou Paulinho.

Haverá um Grupão para organizar a paralisação dia 16, às 10 horas, na sede da Asfoc.

No dia da paralisação, os fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe) e Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) também irão oficializar o início da Campanha Salarial do Movimento Unificado, que busca a valorização do serviço e servidores públicos, contra o desmonte dos órgãos públicos. Destaque para as revogações da Emenda Constitucional 95 e da Reforma Trabalhista, com os seguintes eixos específicos: correção salarial; extensão do índice aplicado às categorias que assinaram por 4 anos àqueles que fecharam acordo por 2 anos; cumprimento de todos os acordos assinados em 2015; e aplicação do valor de, no mínimo, 50% per capita da União para a manutenção de plano de saúde servidores.

A Assembleia aprovou ainda a participação no Ato em defesa do SUS e da Saúde Pública no Rio de Janeiro, dia 2 de março; e a incorporação nas atividades relacionadas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, dia 8 de março.

Paulinho lembrou também que, no último encontro do Fonasefe e Fonacate – no início deste mês – foi indicado a massificação da contrainformação sobre a Reforma da Previdência, em todos os meios e mídias, e de todas as formas (marchinhas de Carnaval, outdoor, panfletagem, carros de som etc).

No encontro, a Asfoc incluiu à pauta a realização de um seminário sobre o fortalecimento dos planos de saúde de autogestão (em data ainda a ser definida).

Sobre o FioSaúde, a Asfoc realizará no dia 21 uma reunião aberta aos trabalhadores com a participação da assessoria jurídica do Sindicato.

Bandeiras de Lutas no Discípulos e demais Blocos de Carnaval do Rio

Assim como aconteceu no desfile do Discípulos de Oswaldo, na noite dessa quarta-feira (07/02), os trabalhadores da Fiocruz irão levar as bandeiras contra a Reforma da Previdência e em defesa da Saúde e do SUS aos principais blocos de Carnaval do Rio de Janeiro. “Mesmo na folia, não podemos esquecer nossas lutas. Vamos aproveitar a visibilidade dos blocos para ampliar a mobilização e o conhecimento da população sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores”, afirmou o presidente da Asfoc, Paulo Garrido.

O Discípulos fez sucesso com apelos contra a Reforma da Previdência, pelos direitos sociais e contra o descaso do governo e a violência urbana no Rio de Janeiro. O desfile aconteceu na comunidade do Amorim, vizinha à Fiocruz, pelas ruas Rosa da Fonseca, Castro da Fonseca e Sizenando Nabuco.

Um momento emocionante marcou o final do desfile, quando foliões e moradores da comunidade que acompanhavam o Bloco fizeram um minuto de silêncio.  “Defendemos a democracia na íntegra e os direitos da população. O silêncio é nosso protesto contra o descaso do governo do Estado e uma homenagem às inúmeras vítimas da violência e suas famílias. Queremos paz, justiça e cidadania!”, destacou Paulinho.

Os foliões entoaram o refrão do Bloco “A Fiocruz está no seu DNA” e mostraram faixas e cartazes para protestar e defender o SUS e a Saúde Pública: “Tira a mão da minha Previdência!”; “O futuro do país está na Ciência e Tecnologia”; “Igualdade e inclusão, acesso universal”, foram algumas das frases.

O desfile deste ano destacou ainda uma homenagem ao Castelo Mourisco, que completou 100 anos, e é candidato a Patrimônio Cultural Mundial.

Depois da abertura do Discípulos, feita por Paulinho, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, falou sobre a importância da luta pela paz. “Ontem nós vivemos um dia muito difícil. Quero parabenizar a Asfoc pela nota em defesa da justiça, paz e cidadania (divulgada no dia em que mais um episódio de violência assustou os trabalhadores da Fiocruz e atingiu os moradores da região). Que o nosso Carnaval seja também um momento para gritarmos em defesa da justiça e da saúde dos brasileiros!”.

A presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Simone Quintela, fez uma homenagem ao Sindicato. “É com muito prazer e honra que a gente agradece. A comunidade é muito grata por esse evento maravilhoso”.

A destacar também o emocionante discurso do autor do samba do Discípulos, o servidor aposentado da Fiocruz, o médico Pedro Jonathas, que fez uma defesa intransigente pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e a coroação como rainha do Bloco da jovem Ana Beatriz, moradora do Amorim e passista do Discípulos há 10 anos.

Clique aqui para ver as fotos!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720