Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Trabalhadores aprovam por unanimidade adesão ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisação

01/11/2017

 

Em Assembleia Extraordinária nesta quarta-feira (01/11), os trabalhadores da Fiocruz decidiram, por unanimidade, aderir ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 10 de novembro.

O movimento da categoria se dará pelo cumprimento do acordo na íntegra (proposta de regulamentação do RRA até o fim de 2017); pelo pagamento da GDACT aos aposentados de forma integral; contra os ataques e perdas de direitos; e pela valorização dos servidores.

A paralisação também será contra a Reforma da Previdência e contra publicação da Medida Provisória nº 805, que eleva a contribuição previdenciária dos servidores públicos de 11% para 14% para aqueles que recebem acima de R$ 5.331,31 e adia reajustes salarias que começariam a valer a partir do início do ano que vem – no caso da Fiocruz, posterga em um ano os valores das últimas parcelas das GQs que seriam pagas em 2018 (março e setembro).

Na Assembleia, a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, disse que o Sindicato entrará com uma ação na Justiça contra a MP 805, com base na análise do coletivo de jurídico do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

O vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, ressaltou que o Sindicato cobrou do próprio ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, em pelo menos quatro ocasiões diferentes, o pleno atendimento da pauta específica dos trabalhadores e a valorização do Plano de Carreiras da Fiocruz.

Paulinho lembrou, também, que a Asfoc fez, apenas este ano, cinco paralisações contra o desmonte do serviço público. “Sempre em defesa dos serviços públicos, da população brasileira e pela valorização dos servidores”.

Em respeito à sociedade, a paralisação não afetará o compromisso dos trabalhadores da Fiocruz com as atividades assistenciais, de emergência dos hospitais e de produção de vacinas e medicamentos que possam gerar perdas nas linhas já iniciadas. Neste dia, o atendimento nas Unidades de Assistência será considerado como atividade de paralisação e uma oportunidade de troca e esclarecimento àqueles que por direito são os nossos empregadores: a população.

Para organizar a paralisação do dia 10, que terá manifestações em todos os estados do país, a Asfoc convoca um Grupão (reunião ampliada de diretoria) nesta segunda-feira (06/11), às 14h30, na sede do Sindicato. 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720