Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Sindicato cumpre intensa semana de mobilização e segue firme na luta contra PLP 257 e pelo cumprimento dos acordos

15/04/2016

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) cumpriu mais uma agenda dessa importante semana de mobilização, convocada desde segunda-feira, com a realização de outra Assembleia por Unidade. Na manhã de hoje (15/04), a presidente, Justa Helena Franco, debateu com os trabalhadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) sobre a Campanha Unificada dos Servidores Públicos Federais, o Fioprev, a conjuntura atual, o aperfeiçoamento das carreiras Fiocruz e a luta pelo fortalecimento dos serviços públicos e contra o PLP 257/16.

Ao final do evento, Justa convocou para o próximo Seminário da Asfoc, a ser realizado no auditório do ICICT, no dia 26 de abril. Sob o tema “Saúde e Democracia”, com as presenças já confirmadas do presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner, e do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Ampliar a mobilização

Em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), na tarde desta quinta-feira (15/04), debateu-se a necessidade urgente de ampliar a mobilização para enfrentar a tramitação do Projeto de Lei 257/16, que traz uma série de medidas que afetam os servidores e os serviços públicos do país.

Com a presença da delegação de trabalhadores da Fiocruz, que participou de manifestação durante o dia contra o PLP e em favor da democracia, o Fórum fez os seguintes encaminhamentos:

1. Intensificar o trabalho no Congresso Nacional e junto aos parlamentares nos estados, fazendo um placar com o posicionamento deles (se é contra ou a favor do PLP 257).

2. Chamar as Centrais Sindicais para assumirem, na luta contra o PLP 257/16, o chamado às entidades sindicais dos servidores municipais, estaduais e federais, bem como outros setores de trabalhadores.

3. Remarcar a data de Audiência Pública para tratar o assunto – aconteceria também na quinta, mas terminou sendo adiada.

4. Indicar a organização de um novo dia de Luta com caravanas para o mês de maio.

5. Próxima reunião do Fórum será no dia 26 de abril, às 9 horas, na sede do ANDES-SN, para tratar da avaliação do momento político e a continuidade da luta contra o PLP 257/16 e demais demandas dos servidores.

6. Moções.

Moção 1. Apoio à luta dos servidores do Rio de Janeiro

A reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizada em Brasília no dia 14 de abril de 2016 manifesta seu repúdio às ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro contra o serviço público e de ataques aos direitos dos servidores daquele estado, que, na prática, antecipam a aplicação das medidas previstas no PLCP 257/2016, e a solidariedade à luta dos servidores e aposentados, às greves na educação e aos estudantes que ocupam escolas.

Moção 2. Repúdio ao assassinato de trabalhadores rurais sem terra.

A reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizada em Brasília no dia 14 de abril de 2016 manifesta seu repúdio à violência em curso contra os trabalhadores rurais sem terra e aos recentes assassinatos de trabalhadores ocorridos no acampamento Dom Tomás Balduíno, na região de Quedas do Iguaçu, e exige a apuração dos fatos e punição dos responsáveis.

Moção 3. Apoio à luta dos quilombolas do Maranhão

A reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizada em Brasília no dia 14 de abril de 2016 manifesta seu apoio à luta dos quilombolas no Maranhão que ocupam a sede do INCRA.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720