Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Seminário Saúde e Democracia também debate conjuntura política

26/04/2016

A conjuntura política do país esteve no centro das questões do Seminário “Saúde e Democracia”, realizado na manhã desta terça-feira (25/04), no salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (ICICT - FIOCRUZ).

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), o evento teve como palestrantes o presidente da Abrasco Divulga e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Gastão Wagner de Sousa Campos, e o ex-ministro da Saúde e atual presidente do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde, José Gomes Temporão.

Logo no início, conduzindo a mesa de debates, a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, lançou uma provocação aos palestrantes: “Saúde é democracia ou democracia é saúde?”.
Ao longo de toda a manhã, os convidados discorreram sobre o tema e responderam perguntas dos presentes. Temporão fez duras críticas à rede pública de saúde atual, mas voltou a afirmar que “o Brasil, sem o SUS, viveria uma barbárie social”.

Gastão Wagner corroborou o pensamento de Temporão e frisou que a solução “não pode passar pela privatização do setor público de saúde”.

Os representantes e coordenadores das Regionais da Asfoc-SN, que vieram ao Rio para participar de reunião com a Executiva Nacional do Sindicato, tiveram a oportunidade de participar do Seminário.

Assista ao Seminário "Saúde e Democracia" pelo link https://goo.gl/0lLSMl

Fórum dos SPFs define nova semana de pressão no Congresso Nacional

As entidades que compõe o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs), entre elas a Asfoc-SN, estiveram reunidas nesta terça-feira (26/04) para organizar a próxima estratégia unificada de luta.

Como encaminhamentos da reunião foram tirados:

a) Organizar semana de Lutas e Atividades dos SPFs em Brasília, de 9 a 13 de maio. O foco será a luta contra o PLP 257/16 e pelo cumprimento dos acordos salariais, com o esforço conjunto para a vinda de delegações representativas das esferas: municipal, estadual e federal.

b) Aprofundar o debate sobre as consequências do PLP 257/16 nos Estados.

c) Ação no Congresso Nacional contra o PLP 257/16, e pelo cumprimento dos acordos. Cada entidade amplie sua participação para fortalecer as mobilizações.

d) Formou-se uma Comissão para organizar essas atividades (Andes-SN,ASFOC - Sindicato Nacional, Condsef e FENASPS).

A próxima reunião do Fórum será no dia 3 de maio, às 9 horas, na sede doAndes-SN, com a seguinte pauta: organização da Semana de Lutas dos SPFs, de 9 a 13 de maio.

No Senado, ocorreu uma reunião da Comissão organizadora da Frente mista em Defesa da Previdência, cujo lançamento deve acontecer em 31 de maio.

Na Comissão de Direitos Humanos, o senador Paulo Paim (PT/RS) elogiou publicamente a iniciativa da Asfoc na organização de um Seminário sobre Saúde e Democracia e se colocou à disposição do Sindicato para participar de um próximo debate que trate de temas de relevância para à população brasileira.

No início da noite desta terça-feira, tiveram início rodadas de audiências noSupremo Tribunal Federal - STF (STF), junto com membros da Auditoria Cidadã da Dívida. Hoje ocorreram audiências em diversos gabinetes de ministros, dentre eles Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Rosa Weber. Acompanharam as visitas os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB).

Nesta quarta-feira (27/04), seguem mais duas audiências: uma delas com Edson Fachin, relator de três mandados de segurança de ações que dispõem sobre a dívida dos estados.

O plantão no STF, com o vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, segue neste momento em Brasília, sem hora para terminar.

‪#‎SeminárioAsfocSN‬
‪#‎SaúdeEDemocracia‬
‪#‎FrenteMistaEmDefesaDaPrevidência‬

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720