Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Seminário dos SPFs ratifica eixos para Campanha Unificada em 2015

17/11/2014

O Seminário Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs) ratificou os principais eixos da Campanha Unificada dos SPFs em 2015: política salarial com correção das distorções – reposição das perdas inflacionárias (índice linear); data-base em 1º de maio; direito de negociação coletiva (convenção 151 OIT); paridade salarial entre ativos e aposentados; retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores; aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores; e isonomia de benefícios (auxílio alimentação e plano de saúde).

Além dos sete pontos acordados, o Seminário dos SPFs produziu um relatório final consolidado, a partir dos Grupos de Trabalhos (GTs), e orientou o aprofundamento da discussão das propostas. Esses pontos serão debatidos pelas entidades participantes para possível inclusão na pauta da Campanha Unificada dos SPFs.

Entre as questões propostas estão: salário (índice de reposição; reajuste dos benefícios e revisão dos valores do auxílio-alimentação, diárias e do auxílio-creche, observando a isonomia entre os três Poderes; cobrar do governo o pagamento dos passivos trabalhistas judiciais e agilizar o pagamento dos mesmos, não questionando ou fazendo recursos protelatórios; não amarrar os reajustes à LDO); condições de trabalho (campanha contra o assédio moral nos locais de trabalho e mudança definitiva dos anistiados do regime celetista para o estatutário); direitos de aposentadoria (aprovação da PEC 555, que extingue a contribuição previdenciária dos servidores aposentados); lutas gerais; negociações; ações de campanha; calendário, entre outras.

O Seminário Nacional dos SPFs foi realizado entre os dias 14 a 16 de novembro, em Brasília, e contou com 31 entidades que compõem o Fórum, entre elas a Asfoc-SN. O presidente Paulo Garrido; o diretor de Legislação e Assuntos Jurídicos, Jorge da Hora; além dos coordenadores regionais Sidney Feitosa Farias (Recife) e Carlos Fabrício Marques da Silva (Manaus) representaram o Sindicato no evento.

Centro de Referência em Leishmaniose ganha Prêmio Sergio Arouca

Zélia Profeta mostra o certificado ao lado de Paulo Garrido, Ana Rabello e Ezequias Pessoa

O Centro de Referência em Leishmaniose (CRL) do René Rachou, em Belo Horizonte, encerrou a Edição Especial do Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania 2014. A medalha e o certificado foram entregues pelo presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, na última sexta-feira (14/11), na capital mineira.

A diretora do CPqRR-Minas, Zélia Profeta, agradeceu o reconhecimento e parabenizou a iniciativa do Sindicato em fazer homenagens nas regionais. “Demonstra que a Fiocruz não é apenas o Campus de Manguinhos, que existem trabalhos e servidores de excelência também fora do Rio de Janeiro”.

Sob a coordenação da pesquisadora Ana Lucia Teles Rabello, o CRL presta atendimento médico ambulatorial especializado e apoio diagnóstico a pacientes com suspeita de leishmaniose tegumentar (LT) e leishmaniose visceral (LV). “Atuamos essencialmente para melhorar a qualidade de vida da população”, disse ela.

Ana Rabello fez questão de dividir o prêmio com toda sua equipe de trabalhadores. Lotada no Centro, a tecnologista Mariana Junqueira fez uma exposição sobre o dia a dia no CRL. Ressaltou que o ambulatório, apesar de pequeno fisicamente, recebe uma demanda altíssima. "Fazemos em torno de 980 consultas por ano".

A emoção tomou conta do auditório quando foi lida uma série de mensagens espontâneas dos usuários. "Você foi um anjo que apareceu em nossas vidas", dizia um dos textos, em agradecimento a uma das enfermeiras que cuidou da filha da autora do post.

O Prêmio Sergio Arouca foi criado em 2004 pelo Sindicato e tem como objetivo homenagear uma personalidade ou entidade de destaque na luta por saúde e cidadania para a população.

Este ano, o Sindicato também entregou o prêmio ao Departamento de Saúde Coletiva/Nesc (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Pernambuco); ao Ciência na Estrada (Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Bahia); ao Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Amazônia), além do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais/Napec (IFF).

Chega de Descaso - Nesta quarta-feira (19/11), o servidor Leandro Farias estará na porta do restaurante na sede da Asfoc-SN, no horário de almoço, recolhendo assinaturas em apoio ao Movimento Chega de Descaso, que cobra apuração rigorosa dos fatos e punição dos responsáveis pela morte da também servidora da Fiocruz Ana Carolina Domingos Cassino, após ser submetida a uma cirurgia de apendicite.

Leandro Farias também divulgará o próximo Ato do Movimento, que acontecerá no dia 28 de novembro, em frente ao Cremerj. Veja mais em www.chegadedescaso.com.br.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720