Na manhã desta quinta-feira (08), trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz realizaram um ato em frente à sede do Ministério da Saúde, no Centro do Rio. A diretoria da Asfoc esteve presente, atuando em conjunto com os servidores na reivindicação às demandas da comunidade Fiocruz e pela reposição das perdas salariais na negociação com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Com faixas, cartazes e adesivos, os trabalhadores fizeram uma passeata até a sede do Ministério da Fazenda, também no Centro e defenderam a valorização dos servidores, ressaltando a importância da Fiocruz para a sociedade, e em apoio aos índices de 20% em 2024, 20% em 2025 e 20% em 2026, cuja proposta foi aprovada em Assembleia Extraordinária e apresentada durante a negociação com o MGI.
Em fala durante o ato, a diretora de Legislação e Assuntos Jurídicos, Mychelle Alves afirmou: “O sindicato, junto com o conjunto dos trabalhadores, exige respeito à categoria, a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras. Estamos em constante diálogo com o MGI, com o Ministério da Saúde e com a Presidência da República para que a gente possa ter a valorização necessária”.
Mychelle também ressaltou as perdas salariais exorbitantes apontadas em estudo do DIEESE e apresentado pelo sindicato ao MGI durante as negociações da mesa específica.
A greve progressiva desta semana se iniciou na última quarta-feira (07), com panfletagens nas portarias do campus Manguinhos e Maré, e atividades de greve como a participação na reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz e a reunião do Comando de Greve, nesta quinta (08).
Em deliberação da última Assembleia, ocorrerá, nesta sexta (09), uma nova Assembleia Extraordinária Híbrida, às 9h, no auditório de Bio-Manguinhos, com transmissão via Zoom e canal da Asfoc no YouTube, para definir os próximos passos do movimento, mantendo o estado de greve e assembleia permanente.
A diretoria da Asfoc segue atuante, unida ao conjunto dos trabalhadores, para que consigamos um acordo digno e que atenda às reivindicações de servidores e servidoras.