Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Salve a democracia! Não ao fascismo!

01/10/2018

       Trabalhadores e estudantes da Fiocruz estiveram presentes num ato em prol da democracia, neste sábado (29/09), no Centro do Rio. Manifestantes das unidades regionais da Fundação também foram às ruas.

       No Rio, milhares de pessoas contrárias à política de ódio e fascismo ocuparam a Cinelândia. O totalitarismo e o desrespeito às mulheres, negros e gays foram os temas mais combatidos pelas manifestações em todo o Brasil, e em outros países.

       “A Asfoc tem 42 anos de história de luta em defesa da democracia, da saúde pública, do SUS e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Estamos nesse ato pelo amor, contra o ódio, respeitando todas as diversidades, pela mulher, pelos negros, pelos LGBTTQI. Não podemos deixar o fascismo vencer! ”, alertou Mychelle Alves, vice-presidente da Asfoc-SN.

       Cartazes como: “Nem para cozinha, nem para a senzala, nem para o DOI-Codi, eu não volto para o passado”, “Aproveite seu voto, ele pode ser o último”, “Vocês vão ver com quantas fraquejadas se faz uma revolução” chamaram a atenção junto com pernaltas, blocos de carnaval e fantasias.

       A canção Bella Ciao, símbolo da resistência italiana contra o fascismo - recentemente popularizada numa série - ganhou uma versão no ato: “Uma manhã, eu acordei, e ecoava ‘ele não’, ‘ele não, não, não’; uma manhã, eu acordei e lutei contra o opressor. Somos mulheres, a resistência, de um Brasil sem fascismo e sem horror; vamos à luta para derrotar o ódio e pregar o amor; vamos à luta para derrotar o ódio e pregar o amor”.

       Show Tributo à Marielle - No dia anterior (28/09), o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e a vice Mychelle Alves estiveram na Concha Acústica da Uerj para participar de um show tributo em homenagem à Marielle Franco, vereadora do PSOL-RJ executada no Estácio.

       “Não podemos perder o legado de Marielle Franco, temos que seguir na luta”, afirmou Mychelle, num vídeo sobre a vida da vereadora, defensora dos direitos humanos, que foi projetado para todos presentes.

       Presidenciáveis - A Asfoc segue sua proposta de cobrar dos presidenciáveis o compromisso com a pauta dos servidores públicos federais. Nesta manhã (01/10), o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, entregou ao vice do candidato José Maria Eymael (DC), Helvio Costa, o documento do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) que sinaliza os principais pontos balizadores de um “serviço público que queremos”.

       A Asfoc já cobrou a mesma pauta dos seguintes candidatos: Ciro Gomes (PDT), em debate na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, e Marina Silva (Rede), no Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz, em Manaus.

       A intenção do Sindicato é levar o manifesto também aos demais candidatos, com o objetivo de que se inteirem e assumam a pauta dos servidores como prioritária.

 

 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720