Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Pressão suspende votação da EC 86 no Supremo

19/10/2017

 

       Após pressão da Asfoc-SN e de outras entidades sindicais do país, a votação da Emenda Constitucional (EC) 86 foi suspensa, quinta-feira (19/10), no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o dia, trabalhadores da Fiocruz se mobilizaram em frente ao STF contra a EC 86, que corta os repasses de verba para o Sistema Único de Saúde (SUS). A votação está programada para acontecer na próxima quarta-feira (25/10). O Sindicato continuará atuante e vigilante em defesa dos direitos dos trabalhadores e da população.

       A servidora da Fundação Claudia Stutz, do Mato Grosso do Sul (MS), alertou para a importância da participação dos trabalhadores em defesa da Saúde. “A votação passou para quarta-feira que vem, agora precisamos mobilizar o maior número de pessoas para mostrar a importância do SUS para a sociedade”, reforçou.

       O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, explicou a importância deste resultado histórico e mostrou que há chances de a emenda não ser aprovada. “É importante fazer a pressão popular crescer ainda mais. Agora ganhamos mais um tempo para mobilizações nas redes sociais e conseguir assinaturas para a petição. As ações de judicialização do direito à saúde estão entupindo os tribunais, mas há a possibilidade de ser mantida a decisão do relator e preservar o Sistema Único de Saúde”.

       Ato S.O.S Educação - A Asfoc-SN também participou na quinta do Ato S.O.S Educação em Defesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Durante a manifestação, que contou com professores, estudantes, entidades sindicais, movimentos populares, sociais e da sociedade civil, houve protesto contra o desmonte das universidades públicas (Uerj, Uenf e Uezo) e a favor da Educação gratuita de qualidade.

       Em sua fala, o diretor de Administração e Finanças Alcimar Pereira Batista lembrou do envolvimento do Sindicato nas manifestações promovidas pela Uerj e na causa da Educação pública. “Contem sempre com o apoio da resistência da Asfoc”, afirmou.

       O reitor da UFRJ, Roberto Leher, também citou o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos institutos vinculados ao Ministério de Ciência e Tecnologia às universidades federais. “Estamos juntos, de forma categórica, e vamos seguir juntos nesta e novas jornadas até derrotarmos os inimigos da esperança e do sonho do povo brasileiro”, frisou.

Clique aqui para ver algumas fotos dos atos!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720